GESTÃO DE MUSEUS, PALÁCIOS E MONUMENTOS – Conferência digital em torno das Recomendações do Grupo de Projeto Museus no Futuro

Posted by on Fev 11, 2021 in Destaques, Notícias

GESTÃO DE MUSEUS, PALÁCIOS E MONUMENTOS – Conferência digital em torno das Recomendações do Grupo de Projeto Museus no Futuro

Em 2021, o ICOM Portugal promove 5 debates online em torno das recomendações do Grupo de Projeto Museus no Futuro (disponíveis para consulta aqui: https://bit.ly/2K3wLNm).

O quinto, dedicado à GESTÃO DE MUSEUS, PALÁCIOS E MONUMENTOS, no dia 10 de fevereiro, teve como oradores convidados:

JOSÉ VAREJÃO

É professor associado da Faculdade de Economia da U Porto, investigador integrado do Centro de Economia e Finanças da U Porto e investigador associado do IZA – Institute for the Study of Labour (Bona, Alemanha). É doutorado em Economia pela U Porto, especializando-se nas áreas da Economia do Trabalho e da Economia das Organizações. Foi membro da equipa do projeto ‘Dinâmicas e desafios dos museus públicos’, desenvolvido em parceria com o MNSR entre 2008 e 2014. Integrou o Grupo de Projeto para os Museus no Futuro.

MANUEL BAIRRÃO OLEIRO

Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da U. Lisboa, fez parte da equipa que criou o Museu Marítimo de Macau, em 1987. Regressado a Portugal, em 1992 integrou os quadros do IPM (Instituto Português de Museus), então dirigido por Simonetta Luz Afonso. Entre 1997 e 2002, desempenhou funções de subdiretor do IPM, sob a direção de Raquel Henriques da Silva. Entre 2002 e 2009, assegurou sucessivamente a direção do IPM e do IMC (instituto dos Museus e da Conservação). Desde 2016 desempenha funções como assessor (para a área dos museus e monumentos) da Administração da EGEAC – empresa municipal de Lisboa a quem cabe a gestão de diversos equipamentos culturais municipais.

MARIA DE JESUS MONGE

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e mestre em Museologia  pela Universidade de Évora. Integrou a equipa do Instituto Português de Museus até 1996. Conservadora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança (Paço Ducal e Castelo de Vila Viçosa) desde 1996, assume a direção a partir de 2000. Atualmente é presidente da direção da Comissão Nacional do ICOM Portugal para o triénio 2020-2023.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.