O Poder dos Museus, em consonância com o tema do Dia Internacional dos Museus 2022, é o mote das próximas Jornadas da Primavera do ICOM Portugal, no Palácio Nacional da Ajuda, no dia 14 de março 2022.
PROGRAMA
10h00 –
MARIA DE JESUS MONGE
Boas vindas e abertura
10H20 –
JOHN FALK
The Power of Museums is the Enhanced Well-Being they Create
The talk will focus on how museum professionals can better understand and explain the benefits created by museum experiences. Knowingly or not, the business of museums has always been to support and enhance the public’s personal, intellectual, social and physical well-being. Over the years, museums have excelled at this task, as evidenced by the almost indelible memories museum experiences engender. People report that museum experiences make them feel better about themselves, more informed, happier, healthier and more enriched; all outcomes directly related to enhanced well-being. Historically, benefits such as enhanced well-being were seen as vague and intangible, but Falk will describe how enhanced well-being, when properly conceptualized, can be defined and measured. The talk will conclude with suggestions for how these insights about well-being might be used as a strategy for helping museums better adapt to the rapidly changing and challenging times ahead.
11H00 – Pausa Café
11H20 –
NUNO CRATO
O Poder dos Museus: Um cientista visita um museu
Uma visita a um museu, mesmo que a atenção se detenha apenas numa peça, pode despertar no visitante interrogações, ideias e conexões. Pode mesmo inspirá-lo a tentar criar algo. Nesta pequena palestra, relato uma visita a um respeitável instituto que tinha em exibição uma peça científica histórica. Essa visita intrigou-me e levou-me a estudar a história do objeto. Essa história ensinou-me muitas coisas que desconhecia e acabou por me despertar para uma ideia que, em conjunto com colegas estatísticos, levou à criação de um método novo de tratamento de dados.
12h00 –
PATRÍCIA REMELGADO
O Poder dos Museus: contributos para a transição digital
A experiência dos últimos meses, colocou-nos perante desafios improváveis, não só de ordem pessoal, mas também de carácter coletivo e que envolveram, inevitavelmente, as instituições culturais. O Património Cultural, nomeadamente os Museus e os Monumentos, viram as suas portas encerrarem ao longo de várias semanas, mas, também, muitas janelas virtuais se abriram, criando novas oportunidades de comunicação com os públicos, mesmo que num outro formato e utilizando novas ferramentas. O poder dos museus e dos seus profissionais em reagir perante uma situação extrema e, simultaneamente, inesperada é por todos reconhecida. Um pouco por todo o mundo, os museus promoveram iniciativas que, visaram, não só manter a sua ligação com os públicos, mas também incentivar a criação de dinâmicas participativas e colaborativas, procurando assim, manter a sua “pegada digital”. A experiência digital, efusivamente propalada ao longo dos últimos meses, assumiu-se como um importante instrumento de mediação, cuja relevância não se esgotou no período de confinamento, mas que assumiu durante este tempo um papel essencial: sublinhou a importância da transformação digital, não como um episódio esporádico, mas como um processo que se pretende estratégico e devidamente estruturado e onde a capacitação dos profissionais assume uma particular relevância. O “Poder dos Museus” é o mote da edição de 2022 do Dia Internacional dos Museus, nomeadamente o papel que desempenham num mundo em mudança, a sua capacidade de adaptação e, simultaneamente, o seu carácter transformador junto da comunidade, contribuindo para a sua formação e lazer e, concomitantemente, promovendo a cooperação e a participação ativa e o desenvolvimento da identidade individual e coletiva.
12H40 –
DEBATE
13H30 –
ENCERRAMENTO
Inscrição obrigatória: info@icom-portugal.org. A participação é limitada à lotação da sala.
Museu Municipal Santos Rocha, Figueira da Foz
Boa tarde,
Não colocaram a hipótese de transmitir via facebook para quem não possa estar presente ?
Obrigada e bom trabalho
Boa tarde
Haverá transmissão direta ou diferida do evento? Seria uma mais valia para os profissionais de Museus que não possam comparecer e tenham grande interesse nos contributos dos oradores. Obrigada