Nos meses de outubro e novembro, o ICOM Portugal associa-se, como entidade parceira, a dois importantes fóruns de discussão sobre ética e boas práticas profissionais no mundo dos museus, do património e da arte.
Nos próximos dias 25 e 26 de outubro, terá lugar, em Lisboa, o Colóquio Internacional GOOD PRACTICES IN THE ART MARKET. Da iniciativa do IHA – Instituto de História da Arte e do In2Past – Laboratório Associado, com o suporte do ICOM Portugal e do Museu Medeiros e Almeida, este colóquio tem como objetivo discutir as boas práticas no mercado da arte e o desafio que as normas e valores éticos representam quando se aplicam a um desempenho profissional adequado.
Neste colóquio estarão em discussão estarão temas como os desafios legais, as medidas que os profissionais da arte e os decisores políticos estão a implementar, as situações problemáticas que exigem um comportamento ético para navegar nas águas do mercado da arte, servindo de guia e de modelo para garantir a proteção de marchands, artistas e profissionais independentes.
O programa completo encontra-se disponível e pode ser consultado aqui.
O VIII Fórum Ibérico de Estudos Museológicos será dedicado ao tema MUSEOLOGIA E ÉTICA: PRÁTICAS ATUAIS E NOVOS DILEMAS e terá lugar nos dias 7 e 8 de novembro 2024, na Universidade de Coimbra.
Com organização da Universidade NOVA de Lisboa e da Universidade de Coimbra, em parceria com o ICOM Portugal, este encontro tem por objetivo reexaminar os desafios e dilemas éticos que atualmente caracterizam a prática e a investigação museológica, o que se é especialmente relevante numa altura em que o ICOM – International Council of Museums está a rever o seu código deontológico para incluir os valores expressos na nova definição de museu.
Contará com a presença de Sally Yerkovich que é responsável pelo processo de revisão do Código Deontológico do International Council of Museums – ICOM e foi presidente do ETHCOM – ICOM Standing Committee on Ethics, entre 2016 e 2023.
O programa completo está disponível e pode ser consultado aqui.
Comentários recentes