
Em 2025, o Dia Internacional dos Museus explora o tema do “Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, sublinhando como os museus podem contribuir para o desenvolvimento das comunidades, num mundo marcado por profundas mudanças sociais, tecnológicas e ambientais.
Os museus são mais do que espaços de preservação. São agentes ativos na formação de comunidades sustentáveis e inclusivas. Alinhado com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o tema recorda-nos como os museus apoiam as economias locais ao criar oportunidades de emprego e oferecer programas educacionais que empoderam as comunidades e como os museus, ao fomentar a criatividade e abraçar os avanços tecnológicos, impulsionam a inovação e melhoram a acessibilidade, a inclusão e a participação.
Em suma, o tema o futuro convida-nos a pensar os museus como agentes dinâmicos, adaptáveis e profundamente enraizados nas necessidades sociais do presente e das mais variadas comunidades.
PROGRAMA
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
ANFITEATRO MANUEL VALADARES – 3 DE JUNHO 2025
9h00 – Recepção dos participantes
9H30 – O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação │ David Felismino (ICOM Portugal)
10h00 – Título a confirmar │ Marta Lourenço (MUHNAC-ULisboa), Aristóteles Kandimba (Tributo aos Ancestrais), Manuel Dias dos Santos (Tributo aos Ancestrais)
10h30 – Título a confirmar │ Raquel Gomes (Museu na Aldeia), Gabriela da Rocha (Museu na Aldeia)
11h00 – Pausa Café
11h30 – De ‘Unhas Negras’ a património: uma ligação com história(s) │ Tânia Reis (Museu da Chapelaria de São João da Madeira)
12h00 – Título a confirmar │ Pedro Miguel Salvado (Museu Arqueológico José Monteiro, Fundão)
12h30 – Debate
13h00 – Encerramento
INSCRIÇÕES
Entrada livre, mediante inscrição prévia para:
https://forms.gle/bYvFJKT2TumDFoz89
MAIS INFORMAÇÕES
Comentários recentes