ICOM Portugal celebra distinções nos Prémios Europa Nostra de Património Cultural 2025

Posted by on Jun 12, 2025 in Destaques, Notícias

ICOM Portugal celebra distinções nos Prémios Europa Nostra de Património Cultural 2025

O ICOM Portugal congratula-se com a distinção de três projetos nacionais com os prestigiados Prémios Europa Nostra de Património Cultural 2025, um reconhecimento europeu da excelência na preservação, valorização e promoção do património cultural.

Foi distinguido o Museu Nacional Resistência e Liberdade — Fortaleza de Peniche, na categoria de Conservação e Adaptação ao Novo Uso, pelo trabalho exemplar na reabilitação de um espaço emblemático da memória da resistência à ditadura, transformado num museu de relevância nacional e internacional.

O Programa Governamental Saber Fazer foi premiado na categoria de Educação, Formação e Competências, pela promoção e salvaguarda dos saberes fazer tradicionais portugueses, através da formação, investigação aplicada e valorização da produção artesanal e sustentável.

O Projeto de Revitalização da Tecelagem Tradicional de Almalaguês (Coimbra) foi premiado na categoria Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos, pelo impacto notável na dinamização da comunidade local, ao recuperar uma prática ancestral e integrá-la numa estratégia de desenvolvimento económico e identidade cultural.

Estes três projetos refletem uma visão contemporânea dos museus e do património cultural: espaços vivos, integradores e participativos, que ligam passado e futuro, memória e inovação, tradição e desenvolvimento sustentável. São exemplos de como o património pode e deve ser uma força ativa no quotidiano das comunidades, promovendo coesão, criatividade e cidadania.

Estes prémios são uma honra para os museus portugueses e a museologia nacional, bem como um testemunho do compromisso das instituições públicas, organizações locais e cidadãos na preservação da nossa memória coletiva, nas suas múltiplas expressões materiais e imateriais.

O ICOM Portugal felicita calorosamente todas as equipas envolvidas por este reconhecimento europeu e reafirma o seu empenho na valorização do património cultural como pilar da identidade, da coesão social e do desenvolvimento sustentável.

Lisboa, 12 de junho de 2025

David Felismino

Presidente do ICOM Portugal

Para download:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.