
O ICOM Portugal congratula-se com a distinção de três projetos nacionais com os prestigiados Prémios Europa Nostra de Património Cultural 2025, um reconhecimento europeu da excelência na preservação, valorização e promoção do património cultural.
Foi distinguido o Museu Nacional Resistência e Liberdade — Fortaleza de Peniche, na categoria de Conservação e Adaptação ao Novo Uso, pelo trabalho exemplar na reabilitação de um espaço emblemático da memória da resistência à ditadura, transformado num museu de relevância nacional e internacional.
O Programa Governamental Saber Fazer foi premiado na categoria de Educação, Formação e Competências, pela promoção e salvaguarda dos saberes fazer tradicionais portugueses, através da formação, investigação aplicada e valorização da produção artesanal e sustentável.
O Projeto de Revitalização da Tecelagem Tradicional de Almalaguês (Coimbra) foi premiado na categoria Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos, pelo impacto notável na dinamização da comunidade local, ao recuperar uma prática ancestral e integrá-la numa estratégia de desenvolvimento económico e identidade cultural.
Estes três projetos refletem uma visão contemporânea dos museus e do património cultural: espaços vivos, integradores e participativos, que ligam passado e futuro, memória e inovação, tradição e desenvolvimento sustentável. São exemplos de como o património pode e deve ser uma força ativa no quotidiano das comunidades, promovendo coesão, criatividade e cidadania.
Estes prémios são uma honra para os museus portugueses e a museologia nacional, bem como um testemunho do compromisso das instituições públicas, organizações locais e cidadãos na preservação da nossa memória coletiva, nas suas múltiplas expressões materiais e imateriais.
O ICOM Portugal felicita calorosamente todas as equipas envolvidas por este reconhecimento europeu e reafirma o seu empenho na valorização do património cultural como pilar da identidade, da coesão social e do desenvolvimento sustentável.
Lisboa, 12 de junho de 2025
David Felismino
Presidente do ICOM Portugal
Para download:
Comentários recentes