O quarto encontro do ciclo de debates online que assinala os 50 anos do ICOM Portugal irá centrar-se na reflexão sobre o papel atual dos profissionais de museus e sobre os desafios que se colocam à comunidade museal no país.
Num contexto marcado por rápidas transformações sociais, económicas, políticas, culturais, ambientais e tecnológicas, a valorização do trabalho museológico assume especial importância. Aos profissionais de museus cabe, entre outras funções, garantir a preservação e a valorização do património comum, salvaguardar a memória e a identidade coletiva, produzir e difundir conhecimento, e mediar a relação entre coleções, património e comunidades.
Com a nova definição de museu aprovada pelo ICOM em 2022, a introdução de novos conceitos, alinhada com profundas mudanças no papel dos museus e com uma desejada abertura à sociedade, representa simultaneamente uma oportunidade de renovação e um desafio complexo para as instituições e para os seus profissionais.
Como poderão os museus responder a estes desígnios pluridisciplinares com as equipas atuais? De que forma inovar, motivar e preparar os profissionais para responder às exigências de acessibilidade, inclusão, diversidade, sustentabilidade, ética e participação ativa das comunidades?
Estas e outras questões estarão em discussão no próximo dia 16 de dezembro, às 19h00, na plataforma Zoom.
Os oradores convidados são:
- Jorge Paulus Bruno, Museu de Angra do Heroísmo
- Dóris Santos, Museu Nacional do Traje
- Rita Maia Gomes, Museu Rainha D. Leonor
- Maria José Sousa, Museu D. Diogo de Sousa
- Rui Cortes, Museu da Escrita do Sudoeste
A moderação estará a cargo de Maria José Santos, ICOM Portugal.
A participação é gratuita e não carece de inscrição prévia.
Link de acesso: https://us06web.zoom.us/j/81603379725?pwd=KJHLeOpCjYmmtM7Lu8j26KBj538pjc.1







Comentários recentes