Corpos Sociais

Triénio 2023 – 2026

DIRECÇÃO

Presidente – David Felismino

Licenciado em História – Ramo científico e pós-graduado em História Moderna pela Faculdade de Ciências e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É ainda Pós-Graduado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura, na variante Património e Projetos Culturais pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Desempenhou funções como investigador e curador no Instituto de Ciências Sociais, na Casa Fronteira e Alorna, no Museu Geológico, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e no Museu da Saúde, tendo sido responsável pelo desenho do projeto museológico deste último. Desde 2020, é Diretor-adjunto de Coordenador do Serviço Educativo do Museu de Lisboa (EGEAC). Foi membro da Direção do ICOM Portugal, na qualidade de Secretário, no triénio 2020-2023. Autor de vários livros, catálogos, artigos e comissário de várias exposições, os seus principais domínios científicos e interesses versam sobre os museus e a história das coleções, a gestão cultural e a mediação cultural.

Vice-Presidente – Mariana Jacob Teixeira

Licenciada em Arqueologia (2007) e Mestre em Museologia (2011) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo desenvolvido trabalho de projeto sobre a natureza e gestão das coleções dos museus militares na dependência da Direção de História e Cultura Militar. Entre 2000 e 2007, colaborou em projetos de investigação de sítios arqueológicos. Desde 2006, que abraça projetos relacionados com museus: 2006 – 2011, assumiu funções de Técnica Profissional de Museologia da Seção de Interpretação e Exposição em acumulação com as funções de Técnica Superior Conservadora da Seção de Conservação e Restauro no Museu Militar do Porto; participou na 2012 – Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura como autora do núcleo “Fábrica do Moinho do Buraco: leituras estratigráficas de um espaço industrial” no âmbito do projeto “Edifícios & Vestígios. Projeto-ensaio sobre espaços pós-industriais”; 2012 – 2013, integrou a equipa do projeto de conceção, desenvolvimento e empreitada do Museu do FC Porto by BMG; 2015 – 2016 integrou o Museu de Arte da Fundação Cupertino de Miranda de Vila Nova de Famalicão; 2016-202, coordenação científica da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão em articulação com a coordenação geral; desde agosto de 2021, Chefe da Divisão Municipal de Museus da Câmara Municipal do Porto. Autora de livros e artigos científicos na área da museologia. Agraciada com o Prémio APOM 2014 na categoria “Prémio Investigação” e condecorada com a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército.

Secretário – Roberto Leite

Nasceu no Rio de Janeiro em 1977. Vive e trabalha em Lisboa, onde como museólogo, desempenha as funções de técnico superior no Departamento de Museus, Palácios e Monumentos da Direção-Geral do Património Cultural. Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra e é pós-graduado em Museologia pela Universidade de Évora. Possui ainda o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (Instituto Nacional de Administração). Como biólogo, foi técnico superior no Departamento de Conservação da Natureza e da Biodiversidade do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Integrou a equipa técnica da Rede Portuguesa de Museus (2006-2011). Tem colaborado com museus de tipologia diversa e no domínio do Património Natural e Cultural em vários pontos do país.

Secretário – Nathália Pamio

Gestora de Projetos e Secretariado Administrativo do Departamento de Museologia da ULusófona (2023-atual). Investigadora do Projeto EcoHeritage [ERASMUS + KA 2020-1ES01-KA204- 082769] pelo CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, ULusófona e MINOM-ICOM Portugal (2021-2023). Doutoranda em Museologia com bolsa de investigação Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” (ULusófona, 2019-atual). Pós-graduada em Gestão Estratégica de Museus e Centros Patrimoniais, contemplada pelo Fundo de Bolsas ICOM Portugal com a Bolsa de Formação 2021 (Universitat de Girona, 2022). Membro fundadora da LUME – Associação de Cultura e Património (2019-atual). Técnica do Centro de Memórias do Museu Sporting (Sporting CP, 2021-2022). Voluntária em Produção Executiva na Trienal de Arquitetura de Lisboa (2019-2020). Produtora Executiva na Base7 Projetos Culturais (2013-2018). Mestre em Museologia (ULusófona, 2020). Especialista em Gestão Cultural (PUC-SP, 2016) e Ensino de Arte Especial e Inclusivo (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2015). Pós-graduada em Produção Cultural (FAAP, 2014). Bacharel em Fotografia – Comunicação e Artes Visuais (Centro Universitário SENAC, 2011). Membro voluntária do Core Team da APOYOnline – Associação para a Preservação do Patrimônio das Américas (2020-atual).

Tesoureiro – Maria José Santos

Natural do Porto, licenciada em História, variante de Arqueologia (1998), e Mestre em Arqueologia (2004) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, detém o Curso de Doutoramento em Arqueologia (FLUP), a Pós-Graduação em Gestão Estratégica do Património na Administração Pública e Autárquica (ISPGAYA/IPPAR), e o Curso de Gestão Pública na Administração Local (CEFA). É Chefe da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Penafiel desde 2020, e Diretora do Museu Municipal de Penafiel desde 2011, tendo ingressado naquela autarquia como Técnica Superior de Arqueologia em 2000. Membro da APOM desde 2013, exercendo no triénio 2014/2017 o cargo de 1.ª Secretária da Mesa da Assembleia-Geral, e no triénio de 2017/2020 o de VicePresidente da Mesa da Assembleia-Geral da APOM. Membro do ICOM desde 2013, exercendo no triénio 2020/2023 o cargo de Vogal do Conselho Fiscal do ICOM Portugal. Correspondente Nacional em Portugal do European Museum Forum desde 2014. Membro investigador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (Referência FCT: uID 04059), integrada no grupo «Territórios e Paisagens», tem dezenas de artigos publicados nas áreas da Arqueologia, do Património e da Museologia, e comunicações em encontros, seminários e congressos científicos a nível nacional e internacional.

ASSEMBLEIA-GERAL

Presidente – Alexandre Pais

Diretor do Museu Nacional do Azulejo (2021), iniciou a sua atividade no Palácio da Pena, Sintra, em 1987. Em 1993 principiou a trabalhar no Museu Nacional do Azulejo tendo, por um breve período, exercido atividade no Laboratório José de Figueiredo (20042008). Tem um doutoramento em Artes Decorativas (2012) pela Universidade Católica Portuguesa. Participou em diversas exposições, no país e no estrangeiro, e possui diversa bibliografia escrita para livros, catálogos e artigos científicos e de divulgação.

Vice-Presidente – Manuel Sarmento Pizarro

Licenciado em História, Variante História da Arte (FLUP), frequentou a licenciatura de Filosofia na Universidade de Navarra (Espanha) e concluiu o Mestrado em Museologia (FCSH-Universidade Nova de Lisboa), desenvolvendo a sua investigação no âmbito da programação Museológica. Profissionalmente, foi formador de Estética e Arte Oriental, tendo também colaborado com diferentes leiloeiras na catalogação e avaliação de obras de arte, bem como na produção e curadoria de exposições em galerias de arte. Em 2010 integra o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa como Assessor de museologia e património. Foi também investigador e formador do projeto MU.SA Sector Alliance, pelo ICOM Portugal. Desde novembro de 2021 é Diretor Executivo da Associação Hagadá, entidade que tem como missão a criação, implementação e gestão do Tikvá Museu Judaico de Lisboa.

Secretário – Lígia Rafael

Técnica Superior da Câmara Municipal de Mértola, exerce as funções de Coordenadora do Museu de Mértola – Cláudio Torres. Licenciada em História, ramo do Património Cultural e Mestre em Museologia, pela Universidade de Évora, com Dissertação “Os Trinta Anos do Projecto Mértola Vila Museu: Balanços e Perspectivas” (2010); Doutoranda em História, na Universidade de Évora, desenvolve atualmente a investigação “O papel dos Museus e da preservação do património nas cidades património mundial: o caso de Portugal”. Representa o Museu de Mértola na Rede Portuguesa de Museus e integra o Grupo Coordenador das Redes de Museus do Baixo Alentejo e dos Museus Rurais do Sul. Integra a Comissão Executiva da Candidatura de Mértola a Património Mundial e tem publicados diversos artigos em revistas e outras publicações, destacando em 2019, as colaborações nos primeiros números da Revista Museus, da Direção Geral do Património Cultural, e Arrayollos, da Câmara Municipal de Arraiolos, com os títulos, respetivamente, “Museus, Turismo e desenvolvimento local: o caso de Mértola” e “Os Museus, a valorização patrimonial e o turismo – o caso de Mértola” e, em 2022, com Cláudio Torres e Susana Gómez Martinez o artigo “Mértola Museum Town: archaeological project of integrated development”, apresentado na publicação Babel Tower. Museum People in Dialogue, editado pelo ICOFOM.

CONSELHO FISCAL

Presidente – José Gameiro

Diretor Científico do Museu de Portimão, é Mestre em “Gestão e Administração do Património Cultural” pela Universidade do Algarve e Licenciado em Artes-Plásticas pela Faculdade de Belas-Artes, da Universidade de Lisboa. Exerceu entre 2015 e 2018, a Presidência do Júri do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA – European Museum of the Year Award) e do Museu Conselho da Europa, no qual desempenhou igualmente funções como júri, desde 2011. Membro da Direção da Comissão Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus (ICOM-PT), nos triénios 2014/2017 e 2017/2020, sendo desde 2010, membro da SMUCRI-Secção dos Museus, da Conservação e Restauro e do Património Imaterial do Conselho Nacional de Cultura, para o qual foi nomeado na qualidade de “personalidade de reconhecido mérito”. Membro fundador da Rede Portuguesa de Museus (2000) e da Rede de Museus do Algarve (2007) na qual integra o seu atual Grupo Coordenador (2019-2021). Tem exercido as funções de museólogo, formador e professor nas áreas da museologia e do património industrial, sendo responsável pela coordenação e programação das exposições, projetos e atividades parcerias nacionais e europeias, do Museu de Portimão.

Vogal – Paula Menino Homem

Possui formação superior em História, Variante em Arqueologia (U.Coimbra), e em Conservação e Restauro de Bens Arqueológicos e Etnográficos (enquadrada laboratorialmente no Museu Monográfico de Conimbriga), um Mestrado em Química Aplicada ao Património Cultural (U.Lisboa) e um Doutoramento em Museologia (U.PORTO), estudando e desenvolvendo métodos inovadores de monitorização e compreensão do processo de corrosão atmosférica de coleções de prata e contribuindo para a sua conservação preventiva. É Professora Auxiliar do Departamento de Ciências e Técnicas do Património (DCTP) da Faculdade de Letras da U.PORTO e investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (CITCEM), Grupo Educação e Desafios Societais. Os seus interesses gerais de investigação incluem o domínio da gestão do risco, conservação preventiva, proteção integrada e sustentável do património cultural e sua educação e comunicação multifacetada e multi-suportada, especialmente em contextos de museu e naqueles com políticas de inclusão das comunidades. É membro do Grupo de Trabalho para a Conservação Preventiva e do Grupo de Trabalho para os Metais do Conselho Internacional de Museus – Comité de Conservação (ICOM-CC) e membro do International Blue Shield Expert Group. Foi membro da Direção da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Museus (ICOM-PT) (2008-2014).

Vogal – Gonçalo de Carvalho Amaro

Licenciado em História variante de Arqueologia, pela Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Arqueologia pela mesma universidade e doutor em Arqueologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Atualmente faz parte da equipa técnica do Museu de São Roque (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), sendo ainda professor convidado no Magíster en Patrimonio Cultural de la Pontifícia Universidad Católica de Chile e investigador integrado no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Autor de livros e artigos em revistas científicas de vários países sobre arqueologia, património, cultura material e museus, destacando-se os livros Pessoas, Objetos e Sentimentos. Ensaios e Reflexões sobre la Construção Social do Património, Edições Colibri, 2015 e La Trama de los Objetos, RiL Editores, 2017, em coedição com Joseph Gómez e Olaya Sanfuentes. Trabalhou ainda no Consejo de Monumentos Nacionales do Chile (projeto Vai Tea de devolução de terras às comunidades Rapa Nui/Ilha da Páscoa), no Museo Chileno de Arte Precolombino e no Museu de História Natural de Sintra. Foi consultor no projeto ICOM EU-LAC da União Europeia “Museums and Community; concepts, experiences and sustainability in Europe, Latin America and the Caribbean”. No âmbito da sua investigação de pós-doutoramento na Pontificia Universidad Católica de Chile, estudou a mestiçagem chilena através da cultura material. Escreve regularmente para o jornal Público sobre temas relacionados com a museologia.

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Presidente – Maria de Jesus Monge

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e mestre em Museologia  pela Universidade de Évora. Integrou a equipa do Instituto Português de Museus até 1996. Conservadora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança (Paço Ducal e Castelo de Vila Viçosa) desde 1996, assume a direção a partir de 2000. Tem desenvolvido trabalho e publicado nas áreas do colecionismo, história dos museus e  casas-museu. Integrou os corpos sociais da Comissão Nacional do ICOM Portugal nos triénios 2001-2005 e 2005-2008, e de novo 2014-2017 e 2017-2020; fez igualmente parte da direção do comité temático internacional para as casas-museu, DEMHIST, entre 2002 e 2014, sendo vice-presidente entre 2008 e 2014.

Vice-Presidente – Isabel Maria Fernandes

Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1981). Possui o Curso de Conservador de Museu (Lisboa, 1983). Doutorou-se pela Universidade do Minho, no ramo de História, área de especialização em Idade Contemporânea (Braga, 2013). Foi Conservadora do Museu de Olaria entre 1983 e 1995 e diretora do Museu de Alberto Sampaio / Instituto dos Museus e da Conservação, entre 1999 e 2010. Foi técnica-superior no Museu de Alberto Sampaio / Paço dos Duques, entre 2012 e 2014. Atualmente é diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães / Direção Regional de Cultura do Norte. Tem-se dedicado ao estudo da cerâmica portuguesa, em geral, e, ao da louça preta e da faiança oitocentista, em particular, procurando também dar o seu contributo para a reflexão sobre temáticas ligadas aos Museus e ao estudo e inventariação do património móvel. Tem escrito principalmente sobre cerâmica portuguesa, mas também sobre algumas temáticas relacionadas com a museologia, a arte sacra e a gastronomia histórica. Integra o Lab2PT, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho.

Secretário – David Felismino

Licenciado em História – Ramo científico e pós-graduado em História Moderna pela Faculdade de Ciências e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, encontra-se a concluir um Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura, na variante Património e Projetos Culturais, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Desempenhou funções como investigador e curador no Instituto de Ciências Sociais, na Casa Fronteira e Alorna, no Museu Geológico, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e no Museu da Saúde, tendo sido responsável pelo desenho do projeto museológico deste último. Desde janeiro de 2020, é Diretor Adjunto do Museu de Lisboa (EGEAC). Os seus principais domínios científicos e interesses versam sobre os museus e a história das coleções, bem como sobre vários aspetos do quotidiano, da ciência e da saúde no período moderno e contemporâneo, tendo publicado vários livros, catálogos, artigos e comissariado várias exposições sobre estes temas.

Secretário – Sofia Marçal

Mestrado em Museologia pela Universidade de Évora em 2004; doutorada em Curadoria pela FBAUL em 2019. Técnica superior da Missão de Macau, trabalhando no Departamento de Acção Cultural de Março de 1992 a Dezembro de 1999. Museóloga e curadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência desde 2001, onde vem a desenvolver um trabalho de intersecção entre arte e ciência, através de inúmeras exposições, catálogos e conferências. Foi directora e responsável pela galeria de arte Galeriarmazem de novembro de 2005 a julho de 2007. Membro colaborador do CIEBA (Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes). Tem uma Menção honrosa do melhor catálogo do ano de 2011 – Sala do Veado Vinte Anos –, prémio atribuído pela APOM.

Tesoureiro – Luís Filipe da Silva Soares

Licenciado em Conservação e Restauro, especialização em Pintura de cavalete e Escultura policromada (Instituto Politécnico de Tomar), Mestre em Museologia (Universidade Nova de Lisboa) e Doutor em História da Arte, especialização em Museologia e Património Artístico (Universidade Nova de Lisboa). Com participação, desde 1994, em intervenções de conservação e restauro em património cultural público e privado, colaborou com a Área de Conservação e Restauro e o Serviço Educativo do Museu Nacional de Etnologia (2007-2009) e foi bolseiro de investigação no Arquivo do Palácio Nacional da Ajuda, inserido no projeto “Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal” (2010-2012). Cooperou com a Iterartis, Serviços para Museus e Transportes de Arte, Lda., em projetos nacionais e internacionais, de acondicionamento, embalagem, transporte e montagem de exposições, para diversos ateliês, galerias e centros de arte, museus e palácios (2008-2016). Desde 2016 trabalha na Conservação Preventiva do Palácio Nacional da Pena, do Chalet da Condessa d’Edla e do Palácio de Monserrate, tutelados pela Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. É membro do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, integrando a linha de Museum Studies.

ASSEMBLEIA-GERAL

Presidente – Joaquim Oliveira Caetano

Licenciado em História/Variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1986); mestre em História da Arte pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa (1996). Doutor em História da Arte pela Universidade de Évora (2013). Começou a trabalhar no MNAA, como técnico superior de inventário em 1991.  Entre 1997 e 1999 trabalhou na coleção de iconografia da Biblioteca Nacional de Portugal. De 2000 a 2010 foi Diretor do Museu de Évora, atual Museu Nacional de Frei Manuel do Cenáculo. De 2010 a 2019 foi conservador da coleção de pintura do MNAA. Desde 2019 é diretor do MNAA. Foi professor de várias cadeiras na área da história da arte e da museologia na Escola Profissional do Património de Sintra, na Escola Superior de Artes Decorativas de Lisboa e na Universidade de Évora. Publica regularmente desde 1983, sendo autor de várias dezenas de artigos e livros. Manteve colaboração regular no jornal Público, e nas revistas Artes & Leilões, Arte Ibérica e L+Arte. Foi comissário de dezenas de exposições em Portugal e em Espanha e conferencista em Universidades e Museus europeus e brasileiros. É membro do CHAIA, Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora.

Vice-Presidente – Ana Mercedes Stoffel

Espanhola e residente em Portugal desde 1974, é licenciada em Filosofia y Letras pela Universidad Complutense de Madrid e em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Lisboa. Trabalha em regime independente como consultora de Desenvolvimento Local e gestora de Programas Museológicos, realiza regularmente conferências sobre temas da sua especialidade. Responsável por: (2015) Programação e montagem do CIMI, Centro de Interpretação da Máscara Ibérica, em Lazarim (Lamego); (2003-2011) Coordenação do programa museológico e construção do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha – Prémio APOM Melhor museu de Portugal 2012, Prémio Afonso Lopes Vieira de Valorização territorial 2013, Prémio Kennet Hudson dos EMYA Awards 2013, Prémio Acesso Cultura 2014; (1997-2007) direção da Casa-Museu João Soares, Fundação Mário Soares. Enquanto docente universitária: (2010-2019) E-Learning de Museologia e Sistemas de Qualidade, na Universidad Complutense de Madrid; (2007-2009) Museologia e Sistemas de Qualidade, na área de mestrado da Universidade Lusófona; (1995-2007) Museologia, Gestão Cultural e História da Arte, na Universidade Católica Portuguesa. Membro das Comissões Científicas das Revistas EBURÓBRIGA, do Fundão, e RDM de Espanha. Delegada da AEM, Asociación Española de Museólogos, em Portugal. Membro coordenador da Plataforma transfronteiriça MOUSEION e Vice-Presidente da Associação ABRIL.

Secretário – Mário Antas

Licenciado em História (ramo científico e educacional), pós-graduado em Museologia e Património, mestre em História da Arte e doutor em Museologia (tese em comunicação educativa em museus). Atualmente, trabalha no Museu Nacional de Arqueologia, coordena o setor de Projectos e comunicação desde 2012. Coordenador da equipa portuguesa no projeto europeu (financiado pela UE) EUROVISION (Museus exibindo a Europa) que decorreu entre 2012-16. Atualmente é coordenador da equipe do Museu Nacional de Arqueologia do Projeto EU-LAC – Museus e comunidade: conceitos, experiências, e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caribe (co-financiado pela UE). Em 2012, Mário Antas ganhou o prémio de Melhor Prática Educacional em Museus, atribuído pelo ICOM-CECA. Foi especialista convidado em vários seminários do Conselho de Europa e para várias instituições europeias. Atualmente é consultor científico do projecto COSMUS (Community Schools Museums), financiado pela UE, programa ERASMUS +. Membro da Direcção do ICOM Portugal desde 2014.  Em 2016  foi eleito coordenador europeu do ICOM-CECA. Desde 2019 eleito para a direção do ICOM Europa. Foi professor na Universidade Lusíada de Lisboa; colabora com o Departamento de Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e com a Escola Superior de Educação Jean Piaget, de Almada.

CONSELHO FISCAL

Presidente – José Gameiro

Diretor Científico do Museu de Portimão, é Mestre em “Gestão e Administração do Património Cultural” pela Universidade do Algarve e Licenciado em Artes-Plásticas pela Faculdade de Belas-Artes, da Universidade de Lisboa. Exerceu entre 2015 e 2018, a Presidência do Júri do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA – European Museum of the Year Award) e do Museu Conselho da Europa, no qual desempenhou igualmente funções como júri, desde 2011. Membro da Direção da Comissão Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus (ICOM-PT), nos triénios 2014/2017 e 2017/2020, sendo desde 2010, membro da SMUCRI-Secção dos Museus, da Conservação e Restauro e do Património Imaterial do Conselho Nacional de Cultura, para o qual foi nomeado na qualidade de “personalidade de reconhecido mérito”. Membro fundador da Rede Portuguesa de Museus (2000) e da Rede de Museus do Algarve (2007) na qual integra o seu atual Grupo Coordenador (2019-2021). Tem exercido as funções de museólogo, formador e professor nas áreas da museologia e do património industrial, sendo responsável pela coordenação e programação das exposições, projectos e actividades parcerias nacionais e europeias, do Museu de Portimão.

Vogal – Maria José Santos

Natural do Porto, licenciada em História, variante de Arqueologia (1998), e Mestre em Arqueologia (2004) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, detém Pós-Graduação em Gestão Estratégica do Património na Administração Pública e Autárquica (ISPGAYA/IPPAR), e o Curso de Gestão Pública na Administração Local (CEFA). É Directora do Museu Municipal de Penafiel desde 2011, tendo ingressado na Câmara Municipal de Penafiel como Técnica Superior de Arqueologia em 2000. Membro investigador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (Referência FCT: uID 04059), integrada no grupo «Territórios e Paisagens», tem dezenas de artigos publicados nas áreas da Arqueologia, do Património e da Museologia, e comunicações em encontros, seminários e congressos científicos a nível nacional e internacional. Membro da APOM desde 2013, exercendo no triénio 2014/2017 o cargo de 1ª Secretária da Mesa da Assembleia-Geral, e no triénio de 2017/202 o de Vice-Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da APOM. Membro do ICOM desde 2013, e Correspondente Nacional do European Museum Forum em Portugal desde 2014.

Vogal – Gonçalo de Carvalho Amaro

Licenciado em História variante de Arqueologia, pela Universidade Nova de Lisboa, mestrado em Arqueologia pela mesma universidade e doutor em Arqueologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Atualmente faz parte da equipa técnica do Museu de São Roque (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa),  sendo ainda professor convidado no Magíster en Patrimonio Cultural de la Pontifícia Universidad Católica de Chile e investigador integrado no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Autor de livros e artigos em revistas científicas de vários países sobre arqueologia, património, cultura material e museus, destacando-se os livros Pessoas, Objetos e Sentimentos. Ensaios e Reflexões sobre la Construção Social do Património, Edições Colibri, 2015 e La  Trama de los Objetos, RiL Editores, 2017, em coedição com Joseph Gómez e Olaya Sanfuentes. Trabalhou ainda no Consejo de Monumentos Nacionales do Chile (projeto Vai Tea de devolução de terras às comunidades Rapa Nui/Ilha da Páscoa), no Museo Chileno de Arte Precolombino e no Museu de História Natural de Sintra. Foi consultor no projeto ICOM EU-LAC  da União Europeia “Museums and Community; concepts, experiences and sustainability in Europe, Latin America and the Caribbean”. No âmbito da sua investigação de pós-doutoramento na Pontificia Universidad Católica de Chile, estudou a mestiçagem chilena através da cultura material. Escreve regularmente para o jornal Público sobre temas relacionados com a museologia.

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