Projecto internacional Re-Org Lisboa 2018 – inscrições abertas para workshop

Posted by on Jun 6, 2018 in Destaques, Notícias

Projecto internacional Re-Org Lisboa 2018 – inscrições abertas para workshop

O Museu de Lisboa está a organizar o projeto internacional Re-Org Lisboa 2018.

O projeto Re-Org é um programa criado pelo ICCROM, a partir de metodologias e ferramentas práticas de diagnóstico das condições das reservas dos museus e arquivos e orientações para a sua implementação. O objetivo final centra-se na reorganização e modernização das reservas museológicas e tem vindo a ser aplicado, em todo o mundo, por museus e arquivos como forma de salvaguarda dos fundos patrimoniais das diferentes instituições.

A versão internacional do workshop Re.Org ainda só aconteceu na China, sendo o Re.Org Lisboa o primeiro a acontecer na Europa. Será realizado na Reserva Central do Museu de Lisboa, de 15 a 26 de outubro próximo.

A realização do Re-Org em Lisboa foi recentemente anunciada pelo ICCROM no seu site (https://www.iccrom.org/courses/re-org-lisboa-international-workshop ) e as candidaturas dos potenciais participantes, nacionais e internacionais, estão já abertas e decorrerão até 15 de junho. A seleção dos 10 participantes internacionais ficará a cargo do ICCROM (através da sua sede em Itália) e a seleção dos 10 participantes nacionais será efetuada pelo Museu de Lisboa.

Durante cerca de duas semanas, um grupo de professores internacionais, liderado pelo conhecido especialista em conservação preventiva, Gael de Guichen, orientam e aconselham o grupo de 20 profissionais da conservação em museus a melhorar as reservas. O resultado esperado é a melhoria das condições de conservação e acondicionamento dos objetos existentes em 7 salas da Reserva Central, bem como uma formação especializada para todos os participantes com vista à aplicação da mesma metodologia nos seus museus.

Imagem: por Carlos Luis M C da Cruz [Domínio Público], de Wikimedia Commons

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.