Conferência “Definição de Museu – A espinha dorsal dos museus ?”

Posted by on Fev 11, 2019 in Arquivo de Eventos, Destaques, Notícias

Conferência “Definição de Museu – A espinha dorsal dos museus ?”

O ICOM Portugal organiza, no próximo dia 26 de Fevereiro, no Palácio Nacional da Ajuda, uma conferência de Jette Sandahl sobre a reflexão em curso relativamente à definição de museu. Um evento a não perder,

Jette Sandahl preside o Comité do ICOM sobre Definição de Museu, Perspectivas e Potenciais (MDPP) e é a presidente do European Museum Forum (EMF).

Ela foi a diretora fundadora de dois museus pioneiros, o Museu das Mulheres da Dinamarca e o Museu das Culturas do Mundo, na Suécia. Desempenhou o cargo de Diretora de Exposições e Programas Públicos no Museu Nacional da Dinamarca e dirigiu o Museu Nacional da Nova Zelândia Te Papa Tongarewa.

Mais recentemente, foi diretora do Museu de Copenhaga, na Dinamarca. Ocupou vários cargos eleitos e de nomeação no mundo internacional dos museus. Tem participado da criação de novos paradigmas para museus como plataformas de fortalecimento, participação cultural e justiça social e tem publicada uma vasta obra dentro do campo museológico.

Estará em Portugal, a convite do ICOM Portugal, para partilhar ideias sobre a Definição de Museus numa altura em que o ICOM promove uma grande reflexão sobre o tema e que pretende anunciar ou discutir o novo conceito de museu na Assembleia geral do ICOM, em Kyoto, em Setembro próximo.

A entrada é livre, mas sujeita à capacidade da sala.

2 Comments

  1. Excelente iniciativa, vou tentar estar presente, a propósito, existem inscrições prévias para a conferência do dia 26 de Fevereiro.?
    Sou Técnico Superior do Município de Monforte ( Distrito de Portalegre). Desde 1990 que tenho acompanhado a evolução da museologia, tendo participado em diversos encontros promovidos pelo ICOM Portugal, com particular destaque para Cascais, e Évora

    • Caro José Silva,
      Não estão previstas inscrições para o evento, apenas estamos limitados à capacidade da sala (150 lugares aproximadamente) que nos irá acolher no Palácio Nacional da Ajuda. Teremos todo o gosto em acolher todos os que pretendem participar neste (e noutros) debates que temos organizado.
      Cumprimentos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.