Notícias

“Definição de Museu” – Conferência de Jette Sandahl

Posted by on Fev 28, 2019 in Arquivo de Eventos, Destaques, Notícias | 0 comments

“Definição de Museu” – Conferência de Jette Sandahl

Decorreu no Palácio Nacional da Ajuda, às 18h00 de dia 26 de Fevereiro, a conferência de Jette Sandahl relativa à reflexão sobre a definição de museu, em curso no seio do ICOM.

A definição de museu é, como refere a oradora, a espinha dorsal do ICOM, qualquer alteração é de grande delicadeza e tem implicações a numerosos níveis. O objectivo deste processo de trabalho inovador é obter um consenso tão alargado quanto possível, que chama a pronunciarem-se todos os que se sentirem interpelados através de um processo aberto e participativo que pode ser consultado em: https://icom.museum/en/activities/standards-guidelines/museum-definition/

Guardando sempre as funções que constituem o fulcro da actividade museológica, a reflexão em curso busca alargar a forma, a abrangência, a responsabilidade que estão implícitas na definição.

Assente na constante necessidade de evolução e adaptação a novas realidades e desafios, a discussão que Jette Sandahl trouxe, não está concluída, é um processo em construção que verá novos e importantes desenvolvimentos na próxima conferência geral, marcada para Setembro em Kyoto

Jornadas de Primavera 2019

Posted by on Fev 24, 2019 in Arquivo de Eventos, Destaques, Notícias | 0 comments

Jornadas de Primavera 2019

A Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus (ICOM-Portugal), como tem sido tradição, escolhe para suas Jornadas da Primavera, o tema “Os museus como plataformas culturais – museus e cidadania”, proposto pelo International Council of Museums (ICOM) para assinalar este ano, o Dia Internacional dos Museus.

Pretendemos desta forma contribuir para aprofundar a reflexão sobre esta realidade e proporcionar um debate alargado entre os profissionais dos museus portugueses, sobre como poderão os museus estimular e desenvolver novas, mais complexas e diversificadas interacções com a sociedade em que se inserem.

Para estas Jornadas da Primavera 2019, contamos com a participação de um conjunto de colegas e profissionais de museus, que se têm vindo a destacar na realização de projectos museológicos e na integração em estruturas museológicas nacionais e europeias, os quais irão apresentar exemplos e ideias relevantes dentro desta realidade temática.

Na segunda parte das jornadas iremos ter a apresentação de diversos projectos em que o ICOM Portugal participa actualmente.

A inscrição nas Jornadas de Primavera é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail info@icom-portugal.org.

As Jornadas de Primavera terão lugar no Palácio Nacional da Ajuda, no próximo dia 11 de Março, tendo o seu início marcado para as 09:15h com a recepção dos participantes.

O programa das Jornadas de Primavera está disponível aqui (PDF).

No mesmo dia, à tarde, será realizada a Assembleia Geral do ICOM Portugal, conforme convocatória já enviada aos membros.


As jornadas de Primavera do ICOM Portugal são um evento promovido no âmbito do projecto Mu.SA.

Convocatória Assembleia Geral – Sessão Ordinária

Posted by on Fev 19, 2019 in Destaques, Documentos, Notícias | 0 comments

Convocatória Assembleia Geral – Sessão Ordinária

Publicamos, a pedido da Presidente da Mesa da Assembleia Geral do ICOM Portugal a convocatória para a Assembleia Geral do ICOM Portugal que reunirá, em Sessão Ordinária, no próximo dia 11 de março de 2019, pelas 15h00, no Palácio Nacional da Ajuda, Ala Sul, 2º. Andar, Largo da Ajuda, Lisboa, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

  1. Apreciação, Discussão e Votação do Relatório e Contas referentes ao exercício de 2018, acompanhados do Parecer do Conselho Fiscal
  2. Balanço do ano de 2018
  3. Plano para 2019
  4. Informações e outros assuntos de interesse associativo

Relembramos a importância da participação de todos nestes momentos centrais da vida da nossa associação.

Não havendo número suficiente de membros para deliberar em primeira convocação, a Assembleia, de acordo com os Estatutos, reunirá meia hora depois com qualquer número de presenças e com a mesma Ordem de Trabalhos.


Documentos para a Assembleia Geral de 2019

Abaixo poderá descarregar a informação necessária para acompanhar os trabalhos da Assembleia Geral de dia 11 de Março.

Linhas programáticas 2019

Colóquio Internacional “Música & Museu”

Posted by on Fev 18, 2019 in Arquivo de Eventos, Destaques, Notícias | 0 comments

Colóquio Internacional “Música & Museu”

O ICOM Portugal associa-se ao Colóquio Internacional “Música & Museu” que se realizará, de 28 de Fevereiro a 1 de Março, no Museu Nacional da Música.

Organizado através de uma parceria entre o Museu Nacional da Música de Lisboa, o Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e Museus da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e a Tagus-Atlanticus Associação Cultural, o “Colóquio Internacional Música & Museu: Salvaguarda e pesquisa do património musical e sonoro” tem por objetivo reunir especialistas brasileiros, portugueses e espanhóis no debate de estratégias de proteção do património material e imaterial ligados à música e aos sons, especialmente na relação com as coleções de museus, incluindo desde coleções de instrumentos musicais, fundos arquivísticos e coleções de arquivos e registros sonoros, no espaço ibero- americano.

Colóquio Internacional “Música & Museu”

Pretende colocar em discussão as formas como os museus elaboram a sua missão ou função social no que se refere à música e ao universo sonoro; como as instituições planeiam e dão suporte à pesquisa da música do passado ou de outras sociedades, frente às distintas necessidades de museólogos, musicólogos, historiadores e outros investigadores; que parâmetros conceituais são utilizados para a formação, desenvolvimento e documentação de coleções; como é pensado o papel educativo dos museus de música; e como são concebidos os modos de comunicação dos acervos musicais, nestas casas do património. Assim, mais que mapear práticas museológicas e o pensamento sobre a música como património cultural, espera-se vencer o silêncio dos museus por meio do diálogo multidisciplinar.

O evento destina-se a todo o público interessado na temática apresentada e a participação será efetivada por meio de inscrição prévia, através do link:

https://goo.gl/forms/uYiOItGO0Tc93sjl2

Finalizado o colóquio será encaminhado aos assistentes, via email, um certificado de participação.

Prazo para inscrição: 26 de fevereiro – Vagas limitadas

Todas as informações relevantes e programa disponíveis na página do evento.

INFO: coloquiomusicaemuseu@gmail.com

ORGANIZAÇÃO
– Museu Nacional da Música
– Tagus-Atlanticus Associação Cultural
– RARIORUM – Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus
– Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, UFMG

APOIO 
– CESEM – UNL – FCT 
– ICOM PORTUGAL 
– Centro de História da Universidade de Lisboa
– Embajada de España en Portugal – Cooperación Española
– Cavalinho de Pau (Brasil)


Reunião de Inverno do CIDOC na FLUP

Posted by on Fev 13, 2019 in Destaques, Notícias | 0 comments

Reunião de Inverno do CIDOC na FLUP

Realizou-se, com o apoio do ICOM Portugal, a reunião de inverno do Comité Internacional para a Documentação do ICOM, o CIDOC, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto nos passados dias 7, 8 e 9 de Fevereiro.

Nesta reunião, tal como já havíamos informado, o CIDOC costuma tratar de assuntos regulares de administração do comité, como por exemplo, a organização e participação em eventos relacionados com a especialidade, a apresentação de relatórios e planos dos diferentes grupos de trabalho, a organização e gestão da relação com o ICOM Internacional e as questões de comunicação e interacção com a sua comunidade (membros, parceiros e outras instituições com interesse ou relação com os temas tratados pelo CIDOC).

Membros da direcção do CIDOC
Membros da direcção do CIDOC

Além destes temas, foi também tratada a participação do CIDOC na próxima Conferência Trienal do ICOM, a realizar em Kyoto, no Japão, em Setembro próximo, onde o CIDOC realizará também a sua conferência anual, tal como tem acontecido nos anos em que se realiza a assembleia magna do ICOM. Nesse sentido, o CIDOC aprovou e publicou a chamada de propostas de artigos para a próxima conferência, que abordará o tema “Documenting Culture: a Culture of Documentation” (Documentar a Cultura: uma Cultura de Documentação) que pretende, associando-se ao tema da conferência trienal, reflectir sobre o papel da documentação no futuro e sobre os diferentes papéis que os museus assumem como centros de informação cada vez mais complexa e interconectada.

O último dia de trabalho foi dedicado por inteiro à discussão da visão estratégica do comité para os próximos 10 anos. Uma discussão que se impõe no momento em que o próprio ICOM discute a definição de museu e numa altura em que a tecnologia e as constantes mudanças sociais obrigam a uma revisão constante da forma como guardamos e divulgamos a informação sobre as colecções nos museus. A visão do CIDOC será apresentada, como documento de reflexão, na próxima assembleia geral do comité.