Notícias

Conferências Ser MuSeu – Vila Nova de Famalicão

Posted by on Mai 8, 2019 in Destaques, Notícias | 0 comments

Conferências Ser MuSeu – Vila Nova de Famalicão

O ICOM Portugal junta-se à celebração do Dia Internacional de Museus em Vila Nova de Famalicão com a participação de José Gameiro, membro da direcção, nas conferências Ser MuSeu.

Esta conferência é o evento que marca o início da programação do Dia Internacional dos Museus em Vila Nova de Famalicão. Numa parceria entre a Rede de Museus, o ICOM – Portugal e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP-DCTP / CITCEM). Com ela pretende-se refletir sobre o conceito de museu e partilhar a metodologia do Projeto Ser MuSeu que tem como objetivo (re)pensar as missões das 13 unidades museológicas da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.

Cartaz Ser MuSeu
Cartaz Ser MuSeu

A sessão, que se irá realizar na Sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no próximo dia 16 de Maio, quinta-feira, terá o seguinte programa

17h00 Sessão de abertura

António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte

17h30 Pensar um novo conceito e uma nova definição de Museu, será preciso?

José Gameiro, Membro da Direção do ICOM – Portugal

18h00 Competências e atitudes para profissionais de museus, pensadores de sistemas e poetas de ação.

Ser MuSeu, (re)pensar as missões dentro da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.

Alice Semedo, FLUP-DCTP/CITCEM

18h45 Lançamento do vídeo “Ser Museu”.

A rede de museus de Vila Nova de Famalicão organiza este ano, para celebrar o Dia Internacional de Museus, um conjunto extenso de iniciativas e actividades que podem ser consultadas na seguinte imagem (clicar para ampliar).

Programação do DIM 2019 – Vila Nova de Famalicão

A noite dos museus terá também uma programação específica nas comemorações que o município dedica este ano aos museus.

Noite dos Museus – Cartaz

Dia Internacional dos Museus 2019

Posted by on Mai 7, 2019 in Destaques, Notícias | 0 comments

Dia Internacional dos Museus 2019

O ICOM seleciona anualmente para o Dia Internacional dos Museus um tema que está no centro das preocupações da sociedade. Este ano a reflexão centra-se no futuro dos museus e no seu papel central para o desenvolvimento da sociedade em todo mundo. O tema definido, a celebrar por todos na conferência trienal que se realizará em Kyoto, no Japão, é:

“Museus como centros culturais: o futuro da tradição”

Para esta reflexão, deixamos a tradução do texto que o ICOM publicou originalmente no seu site, em inglês, com o objectivo de apresentar o tema e suscitar as questões de todos os interessados.

O papel dos museus na sociedade está a mudar. Os museus continuam a reinventar-se na procura por se tornarem mais interativos, focados no público, orientados para a comunidade, flexíveis, adaptáveis ​​e móveis. São agora pólos culturais que funcionam como plataformas onde a criatividade combina com o conhecimento e onde os visitantes também podem co-criar, compartilhar e interagir.

Enquanto preservam suas principais missões – coleccionar, conservar, comunicar, investigar, expor – os museus transformaram as suas práticas para se manterem próximos das comunidades que servem. Hoje, procuram formas inovadoras de lidar com questões sociais contemporâneas e conflitos. Agindo localmente, os museus também podem defender e mitigar os problemas globais, esforçando-se para enfrentar proativamente os desafios da sociedade atual. Como instituições no coração da sociedade, os museus têm o poder de estabelecer o diálogo entre culturas, construir pontes para um mundo pacífico e definir um futuro sustentável.

Cartaz do Dia Internacional dos Museus 2019 - Versão Português
Cartaz DIM 2019

Sendo estas instituições cada vez mais centros culturais ou de cultura, estão também a encontrar novas maneiras de honrar as suas colecções, as suas histórias e os seus legados, criando tradições que terão novo significado para as futuras gerações e relevância para um público contemporâneo cada vez mais diversificado ao nível global . Essa transformação, que terá um profundo impacto na teoria e na prática dos museus, também nos obriga a repensar o valor dos museus e a questionar as fronteiras éticas que definem a própria natureza de nosso trabalho como profissionais de museus.

Ao mesmo tempo, um ponto focal para a comunidade e parte integrante de uma rede global, os museus oferecem uma plataforma para traduzir as necessidades e pontos de vista das comunidades locais num contexto global.

Como sempre, o ICOM Portugal, procura promover e suscitar o interesse dos seus membros a divulgar as informações através dos canais que tem ao seu dispor.

Assim sendo recomendamos a todos os museus e profissionais de museus a divulgação das iniciativas que programaram para o DIM 2019 e para a Noite dos Museus através da página que o ICOM Internacional dedica à divulgação de actividades no âmbito do Dia Internacional dos Museus.

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus – Programas e Actividades

O programa de actividades em museus de todo o mundo, Portugal incluído, está disponível neste site do ICOM Internacional

O programa de actividades em museus portugueses está disponível neste site da DGPC.

Informação de divulgação do DIM 2019

Poster – em diversas línguas
Programação – sugestões do ICOM
Informação – Noite dos Museus

Luta contra o tráfico ilícito de bens Culturais – UNESCO

Posted by on Abr 17, 2019 in Destaques, Documentos, Notícias | 0 comments

Luta contra o tráfico ilícito de bens Culturais – UNESCO

Está disponível, em inglês e francês, um guia prático, dirigido às autoridades judiciárias e forças da ordem para a luta contra o tráfico ilícito de bens culturais.

Esta publicação, com a chancela da UNESCO, da autoria de Zeynep Boz, procura servir como guia para as autoridades prevenirem o tráfico ilícito de bens culturais, o que requer um conjunto de conhecimentos específicos e um conhecimento aprofundado de um conjunto de instrumentos legais internacionais que o guia procura apresentar e explicar.

Vídeo da UNESCO sobre tráfico ilícito de bens culturais

Os documentos podem ser descarregados através da página da UNESCO nos seguintes links:


V

Espaços de Memória em contextos museológicos

Posted by on Abr 3, 2019 in Arquivo de Eventos, Destaques, Notícias | 1 comment

Espaços de Memória em contextos museológicos

O seminário europeu Espaços de Memória em contextos museológicos, organizado pelo Paço dos Duques, pela Direcção Regional de Cultura do Norte, pelo ICOM Europa, DEMHIST, ICOM Portugal e DEMHIST Portugal, terá lugar em Guimarães, no Paço dos Duques, entre os dias 2 a 4 de Maio com o apoio das Câmaras Municipais de Guimarães e de Vila Nova de Famalicão.

A organização descreve o evento da seguinte forma:

Museus como Núcleos Culturais: o Futuro da Tradição

A Humanidade está em permanente evolução, enfrentando novos limites, equacionando as opções atuais e reagindo através de propostas inovadoras, a relação com a Memória e a Tradição acompanha esta permanente metamorfose.
O traço distintivo da raça humana é a capacidade de criar conhecimento e de o somar ao longo das gerações que se vão sucedendo. Esta característica assenta na Memória, apoiada na Tradição que conforma e enquadra as opções e ações humanas.

Os museus enfrentam o desafio constante de salvaguardar o passado e, simultaneamente, promover a compreensão da evolução de novos significados e interligações, contribuindo para a construção de um futuro melhor e mais inclusivo.
As sociedades atuais são globais, confrontando as instituições de memória com situações novas e inesperadas, mediando um equilíbrio difícil entre usos e costumes ancestrais e novas formas de viver o quotidiano.

O Homem é a medida de todas as coisas, a Sua residência (seja qual for o tamanho ou forma) permite perspetivas privilegiadas de todas as facetas da atividade humana.

O programa e demais informações podem ser consultados no seguinte documento (PDF) e as inscrições devem ser feitas através do e-mail icom.seminar2019@gmail.com.


BOLSAS ICOM Portugal 2019

Posted by on Mar 27, 2019 in Destaques, Notícias | 0 comments

BOLSAS ICOM Portugal 2019

No cumprimento das suas linhas programáticas, um dos objectivos do ICOM Portugal é o de apoiar a qualificação e internacionalização dos profissionais de museus portugueses.

O Fundo de Bolsas ICOM Portugal destina-se a estimular a participação de membros individuais – regulares ou estudantes – portugueses do ICOM em conferências científicas internacionais de museus e museologia, através da atribuição de um subsídio de deslocação em classe económica e alojamento.

O Júri é composto por Joana Sousa Monteiro, Clara Camacho e José Alberto Ribeiro.

Todas as candidaturas devem ser enviadas por via eletrónica para membros@icom-portugal.org, utilizando o seguinte formulário, e devem ser enviadas até ao dia 31 de Maio de 2019; os resultados serão comunicados até final da 1.ª quinzena de Junho de 2019.

Para apresentar a candidatura consulte o Regulamento

Dúvidas ou questões:

Dália Paulo, membros@icom-portugal.org