Notícias

Colecção Estudos de Museus – A Constituição de uma Coleção Nacional. As Esculturas de Ernesto Vilhena

Publicado por em Jan 16, 2018 em Destaques, Notícias | 0 comentários

Colecção Estudos de Museus – A Constituição de uma Coleção Nacional. As Esculturas de Ernesto Vilhena

No próximo dia 23 de janeiro, pelas 18.30h, será lançado, no Museu Nacional de Arte Antiga, o décimo volume da Colecção Estudos de Museus, o livro da autoria de Maria João Vilhena de Carvalho, A Constituição de uma Coleção Nacional. As Esculturas de Ernesto Vilhena.

(mais…)

Chamada de artigos – “ICOM/Routledge museum handbook series”

Publicado por em Jan 11, 2018 em Destaques, Notícias | 0 comentários

Chamada de artigos – “ICOM/Routledge museum handbook series”

O Conselho Internacional de Museus vai criar uma colecção de quatro volumes na área dos museus em parceria com a editora Routledge. Esta série de manuais, ou guias práticos, em quatro volumes, procura ser uma ferramenta prática de referência para os profissionais de museus que pretendem aprimorar as suas competências e uma referência na área de estudos de museus para académicos e estudantes. Os quatro volumes procurarão um equilíbrio entre conteúdos teóricos e práticos, compreendendo uma série de artigos analíticos seguidos de estudos de caso da vida real, com questões e pontos de discussão de instituições de diferentes dimensões e disciplinas em todo o mundo.
(mais…)

Workshop ICAMT 2018 – informações e programa provisório

Publicado por em Jan 5, 2018 em Destaques, Notícias | 0 comentários

Workshop ICAMT 2018 – informações e programa provisório

Tal como havíamos já anunciado em Outubro passado, este mês terá lugar em Lisboa, nos dias 29, 30 e 31, o workshop do ICAMT – Comité Internacional do ICOM sobre Arquitectura e Técnicas de construção em Museus (edifícios e exposições) que se debruça sobre técnicas museográficas, museus comunitários, energia e sustentabilidade.

O workshop destina-se a estudantes e profissionais de arquitetura, engenharia, museologia, artes plásticas, curadoria, design e áreas afins.

Analisará questões metodológicas, conceptuais e técnicas referentes ao papel da arquitetura na implementação de projetos museológicos, incidindo nas técnicas museográficas contemporâneas, no papel dos museus comunitários na sociedade do século XXI e na necessidade do recurso às energias renováveis contribuindo para a sustentabilidade dos museus evisa trazer à discussão estes três eixos temáticos contribuindo para enriquecer e consolidar as boas práticas museais, a valorização profissional e a relação entre os museus e a sociedade

(mais…)

9º Encontro Casas-Museu em Portugal

Publicado por em Jan 2, 2018 em Destaques, Notícias | 0 comentários

9º Encontro Casas-Museu em Portugal

Desde 2007, no âmbito do comité temático internacional do ICOM – DEMHIST, um grupo de profissionais de Casas-Museu reúne para discutir temas ligados a esta tipologia de museu. Após encontros anuais realizados de Norte a Sul, em Fevereiro de 2018, a jornada de trabalho será no Funchal.

Para esta troca experiências, ideias e projectos, o tema do ICOM para o Dia Internacional dos Museus 2018 não poderia ser mais adequado: Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.

O encontro será realizado nos dias 23 e 24 de Fevereiro, na Casa-Museu Frederico Freitas, no Funchal. O programa completo, acompanhado de informações práticas, será divulgado em Janeiro pela organização do encontro.

Cartaz 9º Encontro Casas-Museu

Dia Internacional dos Museus 2018

Publicado por em Dez 21, 2017 em Destaques, Notícias | 0 comentários

Dia Internacional dos Museus 2018

O ICOM seleciona anualmente o tema do Dia Internacional dos Museus, a sua escolha é feita a partir de assuntos que estão no centro das preocupações da sociedade.

Hiperconetividade é um termo criado em 2001 para designar as múltiplas formas de comunicação dos nossos dias, tais como contacto pessoal (face-to-face), correio electrónico, mensagens instantâneas, telefone ou Internet. Esta rede global de conexões torna-se a cada dia mais complexa, diversa e integrada. No mundo hiperconectado de hoje os museus juntam-se a esta nova tendência. Esta é a razão pela qual o Conselho Internacional de Museus (ICOM) escolheu o tema “Museus hiperconectados: novas aborgadens, novos públicos” para o Dia Internacional dos Museus 2018.

(mais…)