Notícias

Projecto Mu.SA – Conferência Final

Posted by on Fev 26, 2020 in Destaques, Eventos, Notícias | 0 comments

Projecto Mu.SA – Conferência Final

O Grupo de Investigação DAISSy da Hellenic Open University (HOU) e a Culture Action Europe (CAE) organizam, no próximo dia 3 de Abril, o evento “The future of museum professionals in the digital era” que marca a etapa final do projecto Mu.SA – Museum Sector Alliance no qual o ICOM Portugal está envolvido desde 2017.

Esta conferência, conta com a participação activa das 11 organizações parceiras do projecto, com origem em Grécia, Itália, Portugal e Bélgica, e pretende apresentar os resultados finais do projecto Mu.SA – Museum Sector Alliance que foi financiado pelo programa Erasmus + e através do qual foram identificados quatro novos perfis profissionais para o sector de museus (Gestor de Estratégia Digital, Curador de Coleções Digitais, Desenvolvedor de Experiência Interativa Digital e Gestor de Comunidade Online) e desenvolvidos percursos de formação (MOOC, curso de especialização e aprendizagem em local de trabalho) com o objectivo de dotar os profissionais das competências necessárias ao desenvolvimento destas novas profissões nos museus.

O MOOC atraiu mais de 5000 profissionais de todo mundo e foi um sucesso em toda a linha e os cursos de especialização procuraram especificar as competências digitais e transferíveis necessárias a cada um dos perfis identificados no projecto e providenciar estas ferramentas a uma selecção de mais de uma centena de alunos na Grécia, Itália e Portugal.

O ICOM Portugal convida todos os seus membros a juntarem-se a esta celebração final do projecto em Bruxelas, no próximo dia 3 de Abril.

Programa:

9.00-9.30: Chegada e registro

9.30-09.40: Discursos de boas-vindas

Dr. Achilles Kameas (HOU), Tere Badia (Culture Action Europe)

9.40-10.30: O sucesso do projeto Mu.SA

Antonio Silvaggi (Melting Pro), Panagiota Polymeropoulou (HOU), Paula Menino Homem (Universidade do Porto), Eleni Damianou (AKMI), Massimiliano Dibitonto (Link Campus University)

10.30-11.00: Coffee break

11.00-11.50: Políticas culturais para museus sustentáveis

Catherine Magnant (Comissão Europeia), Julie Pagel (NEMO), Jasper Visser (a confirmar – o museu do futuro), Leena Tokila (ICTOP), moderada por Corinne Szteinszneider (Michael Culture)

11.50-12.35: O futuro dos profissionais de museus na era digital

Alexandre Matos (ICOM Portugal), Philippos Mazarakis-Ainian (ICOM Grécia), Romina Surace, (Symbola), moderado por Margherita Sani (IBACN)

12.35-13.00: Discussão e encerramento

Este evento é dirigido a instituições e profissionais do sector cultural, organizações profissionais de educação e formação,estudantes, parceiros sociais e todos os interessados ​​provenientes do sector cultural e de museus.

Mais informações aqui e inscrições no seguinte link.

Jornadas da Primavera 2020

Posted by on Fev 24, 2020 in Destaques, Eventos, Notícias | 0 comments

Jornadas da Primavera 2020

O programa das Jornadas da Primavera do ICOM Portugal está já disponível. Será um dia de preparação para o Dia Internacional de Museus que este ano tem como tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”

As Jornadas da Primavera 2020 decorrem no Palácio Nacional da Ajuda, a 9 de Março, com início às 10:00. O evento é gratuito, mas limitado à capacidade da sala.

O dia das Jornadas é também dia de Eleições para a direcção do próximo triénio do ICOM Portugal.

Aproveite para VOTAR!

Cedência de colecção Rainer Daehnhardt ao grupo hoteleiro Vila Galé – pedido do ICOM Portugal à DGPC

Posted by on Fev 24, 2020 in Destaques, Notícias | 0 comments

Cedência de colecção Rainer Daehnhardt ao grupo hoteleiro Vila Galé – pedido do ICOM Portugal à DGPC

O ICOM Portugal tomou conhecimento através da Diretora do Museu dos Coches da decisão de saírem peças deste museu para um hotel que irá ser instalado em dependências da Coudelaria Real de Alter do Chão, contra o que inicialmente estava previsto com a criação de uma pequena unidade museológica validada em termos técnicos pelo referido museu nacional.

Trata-se de um assunto sem precedentes, comparável ao que aconteceu com as Pousadas de Portugal, antes de privatizadas, as quais possuíam muitos objetos da coleção de museus que importa resgatar em muitos casos.

O ICOM Portugal enviou, a 3 de Fevereiro passado, para a ex-directora da Direcção Geral do Património Cultural, Arq.ª Paula Silva, um ofício a solicitar a inclusão deste assunto na agenda da próxima reunião da SMUCRI para que a discussão de um tema desta importância possa ser tão inclusiva quanto possível.

Além do assunto actual, importa também obter mais informação sobre os bens depositados nas antigas pousadas da ENATUR e a situação relativa aos bens depositados em embaixadas e ministérios.

A carta, então enviada à DGPC, pode ser consultada abaixo.

O ICOM Portugal não pode deixar de manifestar a sua preocupação neste assunto e espera que os pareceres técnicos e museológicos e o bom senso possam imperar na defesa e salvaguarda do património cultural nacional.

Projecto Mu.SA – 2ª sessão presencial do curso de especialização

Posted by on Fev 21, 2020 in Destaques, Eventos, Notícias | 0 comments

Projecto Mu.SA – 2ª sessão presencial do curso de especialização

Na passada quinta-feira, dia 20 de Fevereiro, o ICOM Portugal coorganizou, juntamente com a Universidade do Porto e a Mapa das Ideias, a segunda sessão presencial do curso de especialização do projecto Mu.SA.

Nesta sessão participaram os alunos que se encontram inscritos no curso de especialização e que se encontram a realizar estágios profissionais em diversos museus parceiros do consórcio português do projecto.

A sessão procurou aprofundar um conjunto de temas sobre experiências interactivas nos museus, começando pela criação do conceito, dos propósitos de cada experiência e o potencial das soluções digitais, bem como os princípios a seguir e as fases do processo de implementação.

A sessão contou com a colaboração de Luís Agrelos, Martim Pessanha e Patrícia Salgado da GEMA-Digital and Technology Agency que nos trouxeram um conjunto de exemplos e boas práticas que a empresa tem seguido, como bastante sucesso, neste sector.

Ambas as sessões foram muito participadas e contaram com a presença dos alunos que vivem mais distantes, através de uma plataforma online disponibilizada pela Unidade de Tecnologias Educativas da UP (Unidade Tecnologias Educativas).

Chamada de artigos – Conferência Anual do ICDAD – Lisboa 2020

Posted by on Fev 17, 2020 in Destaques, Eventos, Notícias | 0 comments

Chamada de artigos – Conferência Anual do ICDAD – Lisboa 2020

A pedido do ICDAD (Comité Internacional do ICOM dos Museus e Colecções de Artes Decorativas e Design) divulgamos a chamada de artigos para a conferência anual deste comité que se realizará em Lisboa, entre 14 e 16 de Outubro de 2020, seguida de mais dois dias, 17 e 18, em Coimbra e no Porto.

O tema da conferência é “Revivals” explicado pela organização com as seguintes palavras (tradução nossa):

Os “Revivals” são o fenómeno sociocultural, que ocorreu diversas vezes ao longo da história universal, que procura resgatar princípios e tradições dos tempos passados. Nesta conferência, abordamos o termo “Revivals” no que diz respeito às Artes Decorativas e Design.

A língua da conferência é o inglês e para a chamada de artigos, pedem-se resumos de 250 a 300 palavras, que devem ser enviados para Maria José Gaivão Tavares, Cecretária do comité, até dia 15 de Abril para o e-mail icdad.secretariat@gmail.com.

Todos os detalhes sobre a chamada de artigos estão disponíveis no seguinte documento (PDF).