A revista Museum International acaba de publicar um número especial dedicado aos museus no mundo digital (n.º 277–278). Este número procura reflectir sobre o modo como os museus têm respondido aos desafios colocados pelo mundo digital. São exploradas várias perspectivas sobre o tema, compreendendo 12 artigos e uma recensão crítica.
A publicação contém três artigos com contributos de membros do ICOM Portugal.
Um artigo assinado por Ana Carvalho e Alexandre Matos sobre os resultados de investigação da primeira fase do projecto Mu.SA – Museum Sector Alliance relativamente ao caso português: Museum Professionals in a Digital World: Insights from a Case Study in Portugal). Um artigo que se debruça sobre a exploração feita pela equipa do ICOM Portugal, juntamente com os outros parceiros portugueses do projecto, a Universidade do Porto e a Mapa das Ideias, ás necessidades e dificuldades em termos de competências digitais dos profissionais de museus em Portugal e que contribuiu para a criação do MOOC que o projecto Mu.SA abriu no início desta semana (7 de Janeiro de 2019).
Um outro artigo, com a participação de Mário Antas, intitulado Digital Pathways in Community Museums, em co-autoria com Catherine Anne Cassidy, Adeola Fabola, Alan Miller, Karin Weil, Simón Urbina e Alissandra Cummins, que procura avaliar o impacto positivo do desenvolvimento recente das tecnologias digitais nas relações entre os museus, suas coleções e as comunidades que servem.
E ainda um artigo de Helena Barranha (Derivative Narratives: The Multiple Lives of a Masterpiece on the Internet) sobre o potencial criativo das colecções de arte em acesso aberto a partir do estudo de caso da obra The Portrait of Giovanna Tornabuoni (séc. XV) do pintor renascentista italiano Domenico Ghirlandaio, pertencente à colecção do Museo Nacional Thyssen‐Bornemisza, em Madrid.
O número está disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/toc/14680033/2018/70/1-2 (mas apenas os resumos; os membros do ICOM têm acesso integral).
A Museum International (ISSN: 277–278) é uma revista académica (com arbitragem por pares) que promove a partilha de conhecimento sobre museus e património no campo internacional.
A revista é publicada desde 1948 pela UNESCO (designando-se então por Museum) e, desde 1992 em parceria com a editora Wiley-Blackwell. Em 2013, a responsabilidade editorial passou para o Conselho Internacional de Museus (ICOM) e manteve-se a co-publicação com a Wiley-Blackwell. O primeiro número editado pelo ICOM é de 2014 e foi sobre a paisagem museológica brasileira (253-256). A revista tem desde 2017 um novo grafismo e uma nova comissão editorial. A gestão editorial é assegurada por Aedín Mac Devitt.
A Museum International publica dois números temáticos por ano, em papel e em suporte digital.
O ICOM Portugal incita todos os seus membros, sempre que lhes seja possível, a contibuir com o seu conhecimento, prático e científico, para publicações de caráter internacional como a Museum International que é acessível a uma grande comunidade de especialistas.
Aproveitamos ainda para agradecer a todos os membros que nos façam chegar notícia da publicações de artigos da sua autoria para que sejam divulgadas pelos diversos meios que temos ao nosso dispor.
Comentários recentes