Tendo em conta a situação de pandemia à escala local e global que estamos atravessando, o modo como as comunidades estão reagindo e adaptando os seus quotidianos de vida, torna-se imperioso e importante, neste contexto do COVID-19, a recolha para memória futura, de testemunhos, objetos, imagens e documentos, representativos da forma como Portugal, responde a este desafio social, sanitário, económico e cultural.
A nível internacional, a UNESCO e o ICOM entre outras organizações, desafiam as instituições, designadamente os museus, enquanto entidades detentoras de memória, conhecimento e interpretação da diversidade e complexidade cultural e natural das sociedades, para este importante e oportuno trabalho de registo científico e patrimonial.
Através de seus esforços de tratamento, organização e conservação da documentação sobre a resposta das suas comunidades ao COVID-19, os museus são seguramente quem melhor se poderá posicionar na representação e comunicação desta pandemia, para as gerações futuras.
Convidamos todos a enviar-nos em suporte digital exemplos de documentos, imagens, informações – direccao@icom-portugal.org.
Aqui fica o desafio do ICOM Portugal, para todos os museus portugueses e os seus profissionais, se associarem, dentro da sua tipologia e especificidade, a esta oportuna e histórica missão na sua envolventes social, cultural e territorial.
Para mais informações: Proposta da UNESCO, de 5 de abril 2020
19 de abril 2020, ICOM Portugal
Comentários recentes