O Comité Internacional para a Documentação do ICOM (CIDOC) constituiu um novo grupo de trabalho, DOMINO (DocumentandO Museu IberoamericaNO) com o objetivo de disseminar o trabalho do CIDOC pelos países e comunidades de línguas portuguesa e espanhola e, de forma mais abrangente, chegar a outros membros com um contexto cultural comum, servindo de ponte linguística para a partilha de conhecimento especializado com a comunidade internacional de profissionais de museus e documentação.
O DOMINO tem como plano desenvolver uma rede de especialistas e de boas práticas na área de documentação em museus através da identificação, desenvolvimento e/ou atualização de normas relevantes nas línguas acima referidas, procurando assim uma harmonização no desenvolvimento da documentação de coleções na comunidade ibero-americana. Procurará ser também um elemento de disseminação da especialização nesta área criando uma agenda comum de questões a ser abordada ativamente pelas instituições nesta comunidade.
Alguns dos tópicos que guiarão as prioridades do grupo nos próximos anos serão:
- Documentação de histórias e costumes tradicionais;
- Documentação de itens digitais (born digital assets);
- Documentação de coleções em pequenos museus rurais;
- Políticas para apoiar a documentação de coleções;
- Inventários nacionais e portais digitais;
- Web semântica, Linked Data, dados abertos e iniciativas de dados abertos;
- Experiências compartilhadas no uso de software livre para documentação de coleções e objetos.
O grupo terá na próxima conferência do CIDOC, a realizar online entre 7 e 10 de Dezembro próximo, o seu primeiro conjunto de atividades com um workshop, um painel de discussão e uma sessão do grupo de trabalho nas quais os interessados poderão participar de forma gratuita, sendo apenas necessário fazer o registo.
No dia 9, no painel dos Comités Nacionais, entre as 17h30 e 19h30 (hora de Lisboa, o ICOM Portugal, no âmbito da colaboração com este projeto e da conferência anual, fará a apresentação geral da situação da documentação em museus em Portugal.
Comentários recentes