O museu e Eu. Nós e os museus (2023)

Posted by on Mar 20, 2023 in Destaques, Notícias

O museu e Eu. Nós e os museus (2023)

E-book disponível aqui:

PREFÁCIO

Os corpos sociais eleitos para as comissões nacionais do International Council of Museums trabalham durante três anos, habitualmente sucedidos por um segundo mandato de outros três anos. Durante esse período procuram responder às necessidades e desafios colocados pelas respectivas realidades nacionais, dentro do espaço mais amplo que é a comunidade museológica internacional. A cada novo período surgem temas e circunstâncias que moldam as iniciativas a desenvolver, tendo sempre como enquadramento pré-definido os museus e os seus profissionais.

Ao longo do ciclo de três anos, 2020-2023, durante os quais tive o privilégio de dirigir o ICOM Portugal, voltei a sentir a falta de voz que todos temos na definição de políticas e estratégias, contudo, se os que ocupam cargos de direcção ou têm um perfil mais mediático são ocasionalmente chamados a manifestar-se, a esmagadora maioria dos nossos colegas não tem oportunidade de fazer ouvir-se.

O tempo e o espaço têm vindo a adquirir novos contornos e percepções, fruto da transformação tecnológica que tomou conta do quotidiano. A Cultura em geral e o Património Cultural e Natural em particular, são chamados a garantir que não sucumbimos à homogeneização e descaracterização, estimulando o apreço pela diversidade, garante de sustentabilidade e viabilidade do ser humano, das sociedades que constrói e dos eco-sistemas em que está inserido. A missão dos museus e dos seus profissionais é serem instrumentos que garantem a variedade de diferentes seres, olhares e tempos.

Esta publicação, que reúne mais de uma dezena de vozes, é apenas um pequeno gesto, menos que um compromisso (que não podemos assumir) e só um pouco mais que uma intenção… Através destas experiências partilhadas pretendemos deixar uma via aberta para que aquela que é a nossa missão primeira – ouvir, testemunhar, dar voz, comunicar, estejamos a falar de um artefacto ou de um edifício com milhares de anos, ou ainda de uma competência que está em gestação e a dar os primeiros passos.

É aqui oportuno agradecer a todos os que durante estes três anos nos acompanharam quer nas preocupações, reflexões e intervenções, públicas ou mais reservadas, quer na publicação do Boletim do ICOM Portugal.

O trabalho entusiasmado e perseverante da Sofia Marçal deu-nos um Boletim ICOM Portugal que acolheu dezenas de vozes que partilham experiências e perspectivas, seis entrevistados que falam dos respectivos percursos nos Museus, dois textos que contam na primeira pessoa a génese e consolidação de dois museus nacionais. Uma palavra especial de agradecimento aos artistas – Isabel Almeida Garret, Miguel Palma, Vasco Araújo, João Paulo Serafim, Fernanda Fragateiro e Pedro Cabrita Reis, que aceitaram integrar a visão multidisciplinar e plural que procurámos trazer a todos os que trabalham e se interessam pelos Museus.

Na publicação que agora apresentamos são colegas do ofício museológico, os artistas que oferecem o seu olhar: Rui Abreu, Luís Pavão, Mariano Piçarra, Pedro Salgado, João Santa- Rita, António Viana. Achámos oportuno reunir nesta publicação as entrevistas e textos sobre os Museus Nacionais do Traje e do Teatro, porque são também vozes ‘de dentro’, reunidas incansavelmente pela Sofia Marçal ao longo destes três anos.

Estes projectos editoriais contaram com a revisão criteriosa da Isabel Maria Fernandes (Vice-presidente do ICOM Portugal) e o apoio de todos os que nestes anos integraram os corpos sociais do ICOM Portugal (David Felismino, Luís Soares, José Gameiro, Maria José Santos, Gonçalo Amaro, Joaquim Caetano, Ana Mercedes Stoffel e Mário Antas) nos quais se inclui Olinda Carvalho, sempre amável e eficiente.

Os MUSEUS somos cada UM de NÓS e são feitos de muitos, de todos os EU, entrelaçados…

No singular e no plural, na plenitude da diversidade que garantimos ao dar palco, mostrar, expôr… porque cada experiência não partilhada, cada competência não transmitida, cada memória esquecida, é uma perda irrecuperável.

Maria de Jesus Monge, Presidente do ICOM Portugal

Março 2023

ÍNDICE

Introdução, Sofia Marçal, Secretária do ICOM Portugal (5)

Apresentação, Maria de Jesus Monge, Presidente do ICOM Portugal (8)

 I – Eu….

O museu e Eu. Nós e os museus (13)

António Alberto Fontes Martins, Paço dos Duques de Bragança, Guimarães (15)

António Viana, Artista e Museógrafo, Lisboa (19)

Domitila Brocas, Banco de Sementes, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa (22)

Fernanda Fortunato, Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, Portalegre (26)

Guilhermina Bento, Museu de Mértola – Cláudio Torres, Mértola. (31)

José Barata Ribeiro, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco (37)

Lília Maria de Almeida Alfarra Esteves, Laboratório José de Figueiredo, Lisboa (41)

Pedro Andrade, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa (47)

Vitor Vajão, Engenheiro Conselheiro Eletrotécnico/Especialista em Luminotecnia (53)

II – À Conversa com… 

Fernando António Baptista Pereira (58)

Graça Filipe (69)

Luís Raposo (80)

Mariano Piçarra (93)

Natália Correia Guedes (103)

Simonetta Luz Afonso (110)

III – Nós….Para memória futura

Natália Correia Guedes – Museu Nacional do Traje. Cinquentenário de um projeto pioneiro (122)

Vitor Pavão dos Santos – Museu Nacional do Teatro. Como subiu o pano e o palco se iluminou (152)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.