MUSEUS, EDUCAÇÃO E INVESTIGAÇÃO. Jornadas de Primavera 2024.

Posted by on Mar 1, 2024 in Destaques, Notícias

MUSEUS, EDUCAÇÃO E INVESTIGAÇÃO. Jornadas de Primavera 2024.

ATENÇÃO: LOTAÇÃO ESGOTADA. INSCRIÇÕES ENCERRADAS

AGRADECEMOS A TODOS A PRONTA ADESÃO E PARTICIPAÇÃO

TRANSMISSÃO EM DIRETO ATRAVÉS DO FACEBOOK


O ICOM Portugal organiza as Jornadas de Primavera, que se realizam no dia 25 de março de 2024, no Palácio Nacional da Ajuda.

O programa destas Jornadas contempla a discussão a propósito do tema escolhido para celebrar o Dia Internacional dos Museus em 2024 pelo ICOM, Museus, Educação e Investigação.

Os museus são espaços vitais onde Educação e Investigação convergem para moldar a nossa compreensão e interpretação do mundo. Ambas constituem funções basilares e tradicionais dos museus, além do inventário, da documentação, da conservação e da segurança.

Os desafios do presente exigem, todavia, aos museus um papel expandido como agentes da vida comunitária e do progresso social. Obriga ao desenvolvimento de estratégias inovadoras, orientadas para um posicionamento mais proativo e colaborativo junto de múltiplas comunidades e de públicos não habituais. Significa um compromisso para com a inclusão, através da aproximação entre culturas, da contribuição para um mundo mais sustentável e do enfoque no bem-estar das populações.

Ancorados nas produções materiais e imateriais humanas, os museus são sobre pessoas e para pessoas. Devem ser acessíveis e democráticos, comprometidos com a justiça social e a equidade.

O tema do Dia Internacional dos Museus deste ano remete-nos assim para um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em particular a oferta e garantia de uma educação de qualidade, inclusiva e participativa, ao longo da vida para todos.

A entrada é livre, mas é necessário inscrição através do email info@icom-portugal.org

PROGRAMA

9h00 – Receção dos participantes

9H30Museus, Educação e Investigação, David Felismino (ICOM Portugal)

10h00Expor a pesquisa: como passar do papel para a parede e quais as vantagens? O caso do projeto “O impulso fotográfico” no MUNHAC, Teresa Mendes Flores (ICNOVA, NOVA FCSH), Soraya Vasconcelos (Universidade Lusófona) e Catarina Mateus (Mosteiro de Alcobaça, MMP, E.P.E)

10h30Património Industrial. Memórias de Torres Novas, vila operária: o caso da Central do Caldeirão, Maria Elvira Marques (Museu Municipal Carlos Reis, Central do Caldeirão)

11h00 – Pausa Café

11h30Sibila Bilingue: a lenta escuta da alegria. Breve reflexão sobre aproximação, mediação e criação em conjunto, Marta Bernardes (Museu e Bibliotecas do Porto)

12h00Museu do Traje de São Brás de Alportel – O Museu como Espaço de diálogo: co-criação e empoderamento das comunidades, Emanuel Sancho, Vânia Mendonça (Museu do Traje de São Brás de Alportel)

12h30 – Debate

13h00 – Encerramento

INSCRIÇÕES

Entrada livre, mediante inscrição prévia para: info@icom-portugal.org

RECURSOS

Resumos e notas biográficas dos oradores:

One Comment

  1. O tema e conteúdo do programa relaciona-se com o âmbito do meu exercício profissional na área da museologia e património.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.