Recordar a Convenção da UNESCO de 1970 relativa às Medidas a Serem Adotadas para Proibir e Impedir a Importação, Exportação e Transferência de Propriedades Ilícitas dos Bens Culturais, que celebra seu 54° aniversário no dia 14 de novembro 2024, é mais do que nunca fundamental.
O fluxo ilícito de bens culturais permanece o terceiro maior em termos de volume, depois das drogas e das armas. Uma questão cultural, este negócio obscuro que prospera em áreas de conflito, também se tornou uma ameaça à paz e à segurança internacional.
Todavia, em meio século, muito foi alcançado para desenvolver leis preventivas, treinar profissionais, fortalecer a cooperação internacional e incentivar a devolução de obras furtadas ou exportadas ilegalmente. Uma maior consciência sobre os danos culturais, morais e materiais causados por esse tráfico, agora reconhecido como crime de guerra pelas Nações Unidas, é a prova disso.
Com esta jornada, que assinala pela primeira vez em Portugal o Dia Internacional contra o Tráfico Ilícito de Bens Culturais, organizada em estreita colaboração e com o apoio do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e do Município do Porto, o ICOM Portugal pretende sublinhar a importância da Convenção de 1970, contribuindo para aumentar a consciencialização, melhorar o intercâmbio de informações e cooperação (incluindo com países não pertencentes à UE) e fortalecer a capacitação e especialização, com a apresentação de novos projetos internacionais relacionados com a prevenção do tráfico ilícito.
Os trabalhos de dia 14 de novembro serão dirigidos em inglês, sem lugar a tradução simultânea. A participação é gratuita, carecendo de inscrição obrigatória através de email para direccao@icom-portugal.org
PROGRAMA
DIA 14 DE NOVEMBRO
09:00 – Welcome. Check-in
10:00 – Opening session
Inês Amorim, Coordenadora Científica do CITCEM/DHEPI/FLUP
Maria Helena Gil Braga, Chefe da Divisão Municipal de Arquivo Histórico do Município do Porto
David Felismino, Presidente do ICOM Portugal
10:20 – [Keynote, Video conference] What has really changed in the antiquities world since 1970?, Cristos Tsirogiannis | Head of the Working Group Illicit Antiquities Trafficking of the UNESCO Chair on Threats to Cultural Heritage and Cultural Heritage-related Activities (Ionian University, 2022-present)
11:20 – Coffee break (Edifício Principal, Piso 2)
11:40 – [Video conference] Prevention and response to illicit trafficking in cultural goods in the context of museums, Elke Kellner | Director of ICOM Austria. Board of ICOM Europe. Board of Blue Shield Austria
12:40 – Debate
13:00 – Lunch break (on your own)
14:30 -[Video conference] The PITCHER Project – Preventing Illicit Trafficking in Cultural Heritage: Educational Resources. Mobilising youth to support the international policy context, Pier Giacomo Sola | Michael Culture Association
15:30 – Coffee break (Edifício Principal, Piso 2)
15:50 -[Video conference] Open educational resources developed in PITCHER. Guilty Treasures; Let’s simulate the dynamics of the game?, Pier Giacomo Sola | Michael Culture Association
17:30 – Closing session
Paula Menino Homem, CITCEM/DCTP/FLUP
Miguel Rodrigues, Diretor do Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural do Município do Porto
Maria José Santos, ICOM Portugal
DIA 15 DE NOVEMBRO
10:30 – Visita orientada ao Museu Romântico
Duração: cerca de 120 minutos.
Mediação: Cada grupo será acompanhado por um elemento da mediação e um da gestão de coleções do Museu. A saber: Rita Ladeiro e Manuela Monteiro, Manuela Neves e Marlene Rocha.
14:30 – Visita orientada ao Museu Nacional Soares dos Reis
Duração: cerca de 90 minutos.
Mediação: Os grupo serão acompanhados Liliana Aguiar e Ana Mântua.
Nota: As visitas serão orientadas em português. A participação é gratuita, carecendo apenas de inscrição obrigatória através de email para direccao@icom-portugal.org, estando sujeitas a uma lotação máxima.
Comentários recentes