Museus Locais, Museus Municipais. 24 de fevereiro 2026. Ciclo de debates online 50 Anos do ICOM Portugal

Posted by on Fev 20, 2026 in Destaques, Notícias

Museus Locais, Museus Municipais. 24 de fevereiro 2026. Ciclo de debates online 50 Anos do ICOM Portugal

O 7.º debate do ciclo de debates online do ICOM Portugal, no âmbito dos seus 50 anos enquanto associação formalmente constituída, é dedicado aos museus locais — museus de cidade, de território mais alargado, de tutela municipal ou sob outras formas de gestão. Partimos de uma característica que os une: a sua profunda relação com o território e a proximidade que estabelecem com as comunidades que nele vivem, trabalham e constroem significado.

Os museus locais têm um papel decisivo na preservação, interpretação e ativação do património cultural à escala local. São espaços de memória e identidade, mas também de participação cívica, diálogo e reflexão. Num contexto marcado por desafios sociais, económicos e ambientais, é fundamental pensar como estas instituições se posicionam enquanto agentes de coesão, inclusão e desenvolvimento sustentável, respondendo às necessidades das suas comunidades e contribuindo para o seu futuro.

Este propõe-se analisar as especificidades que distinguem os museus locais no panorama museológico nacional; compreender como se constrói e renova a relação de proximidade com as comunidades; refletir sobre modelos de gestão e financiamento adequados às suas realidades; e explorar que tipos de equipas e modelos organizativos podem garantir sustentabilidade, especialização e capacidade de resposta aos desafios contemporâneos. Falaremos também do papel dos museus locais enquanto plataformas de participação, mediação e transformação social.

Reunindo profissionais do setor, investigadores, decisores e representantes de comunidades, pretendemos fomentar a partilha de experiências, identificar desafios comuns e perspetivar caminhos futuros para os museus locais em Portugal, valorizando a sua diversidade e o contributo essencial que dão à vida cultural dos territórios.

As tempestades que recentemente atravessaram Portugal tiveram impacto significativo em várias regiões, incluindo Loulé, Lisboa e, de forma especialmente severa, Leiria, com danos patrimoniais e situações de emergência que ainda estão a ser avaliadas e enfrentadas.

Esta realidade lembra-nos, de forma muito concreta, a importância da resiliência dos museus locais, da sua capacidade de resposta e da articulação com as suas comunidades e com os serviços de proteção civil.

Estas e outras questões estarão em discussão no próximo dia 24 de fevereiro 2026, às 19h00, na plataforma Zoom.

Os oradores convidados são:

  • Ana Rosa Sousa (Loulé)
  • Ana José Oliveira (Santa Maria da Feira)
  • Joana Sousa Monteiro (Lisboa)
  • Vânia Carvalho (Leiria)

A moderação estará a cargo de Mariana Jacob Teixeira, ICOM Portugal.

participação é gratuita e não carece de inscrição prévia.

Link de acesso:

https://us06web.zoom.us/j/88588109827?pwd=XsaBMOwE9hKwEfo0BQ8Z4qVqhKBmFA.1

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.