Revisão do Código Deontológico do ICOM para Museus – uma responsabilidade de todos!

Posted by on Set 6, 2023 in Destaques, Notícias

Revisão do Código Deontológico do ICOM para Museus – uma responsabilidade de todos!

O Código Deontológico do ICOM foi criado em 1986 (15.ª Assembleia Geral do ICOM, Buenos Aires, Argentina) e revisto em 2001 (20ª Assembleia Geral, Barcelona, Espanha) e 2004 (21ª Assembleia Geral, Seoul, República da Coreia).

Instrumento de trabalho fundamental e qualificador do sector, o Código constitui um dos documentos fundamentais do ICOM Internacional, correspondendo à regulamentação de padrões éticos para museus, estabelecidos nos Estatutos do ICOM. O Código Deontológico representa uma norma mínima para museus e apresenta-se como uma série de princípios fundamentados em diretrizes para práticas profissionais desejáveis.

O Comitê Permanente de Ética da ETHCOM é o responsável por liderar o processo de revisão, que decorre entre 2021 e 2025. Durante a terceira consulta, os membros poderão refletir sobre as principais linhas que constituirão o Código final. A estrutura proposta está organizada em torno de cinco temas que foram desenvolvidos a partir das respostas recolhidas durante as consultas da ETHCOM aos membros do ICOM, em 2021 e 2022. Cada tema é seguido por declarações que explicam e ampliam o seu conteúdo. Os temas propostos estão detalhados neste documento disponível em inglês.

Procurando refletir sobre os desafios dos museus e dos seus profissionais na contemporaneidade, a terceira revisão também alinhará o Código Deontológico com a nova definição de Museu, adotada em agosto de 2022. Com base nesta consulta, o ETHCOM criará uma minuta do Código de Ética que será objeto de consulta em 2024. O ETHCOM espera ter o Código de Ética revisto e pronto para aprovação na reunião trienal de 2025.

Os membros do ICOM Portugal têm a oportunidade de participar, ativamente nesta terceira consulta sobre a revisão do Código Deontológico do ICOM para Museus, partilhando a sua reflexão para o email info@icom-portugal.org, até dia 15 de outubro de 2023. Participem!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.