PRÉMIO ICOM PARA AS PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM MUSEUS

Posted by on Jun 16, 2024 in Destaques, Notícias

PRÉMIO ICOM PARA AS PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM MUSEUS

CANDIDATURAS ATÉ 30 DE SETEMBRO 2024

O PRÉMIO ICOM para as Práticas de Desenvolvimento Sustentável em Museus é o primeiro prémio global, promovido pelo ICOM – Internacional Council of Museums, que reconhece e homenageia as práticas de desenvolvimento sustentável na comunidade museológica.

Através deste Prémio, o ICOM pretende dar visibilidade e celebrar iniciativas inovadoras e práticas exemplares que contribuem significativamente para o Desenvolvimento Sustentável no setor museológico (Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas).

Graças a um processo inclusivo e progressivo, com a participação dos Comités internacionais, dos Comités Nacionais, das Alianças Regionais e das Organizações afiliadas ao ICOM, o Prémio visa favorecer a mais ampla participação possível das estruturas do ICOM.

SOBRE O PRÉMIO ICOM

O Prémio pretende incentivar a participação dos Museus na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e lançar luz sobre as ações concretas empreendidas nesse sentido. 

Este Prémio pretende ser uma plataforma para divulgar as diversas formas como os museus estão trabalhando em prol do Desenvolvimento Sustentável e dos ODS.

A cerimónia de premiação acontecerá na Conferência Geral do ICOM de 2025, no Dubai.

QUEM PODE PARTICIPAR?

São apenas elegíveis museus que sejam membros institucionais do ICOM Portugal, com as quotas do ano 2024 em dia.[1]

Cada museu pode apenas apresentar a candidatura de um (1) projeto.

Os projetos apresentados a concurso devem ter sido obrigatoriamente realizados e concretizados entre janeiro 2022 e agosto 2024.

Os projetos a concurso devem demonstrar objetivos, resultados e impactos claros de acordo com um dos seguintes 5 Princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  • Pessoas: acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial com dignidade e igualdade e num ambiente saudável.
  • Planeta: proteger o planeta da degradação, nomeadamente através do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e de ações urgentes contra as alterações climáticas, para que possa satisfazer as necessidades das gerações atuais e futuras.
  • Prosperidade: garantir que todos os seres humanos possam levar vidas prósperas e plenas e que o progresso económico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.
  • Paz: promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz, nem paz sem desenvolvimento sustentável.
  • Parceria: mobilizar os meios necessários para a implementação da Agenda 2030 através de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, baseada num espírito de solidariedade global reforçada, centrada em particular nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis ​​e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.

Os projetos a concurso devem ainda identificar, de forma evidente, 3 objetivos e respetivas metas entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para os quais contribuem. 

Serão especialmente valorizadas as candidaturas de pequenos museus, pequenos projetos e daqueles que ultrapassaram os limites da prática museológica “padrão”.

PORQUÊ PARTICIPAR?

O vencedor do Prémio ICOM receberá um trofeu exclusivo, especialmente elaborado para o Prémio ICOM, numa cerimónia durante a 27ª Conferência Geral do ICOM (novembro 2025, no Dubai).

Todos finalistas serão convidados, com o apoio financeiro do ICOM, a participar na 27ª Conferência Geral e receberão também receberão um Certificado.

O vencedor do Prémio ICOM também terá a oportunidade de ser promovido nos vários meios de comunicação do ICOM (tais como, mas não limitados, as redes sociais e meios de comunicação do ICOM, Podcast do ICOM e/ou site do ICOM), conferindo ao projeto visibilidade e reconhecimento internacionais.

Uma publicação sobre o Prémio ICOM apresentando o Vencedor, os Finalistas e alguns Projetos, destacados pelos Júri, será editada a seguir à Conferência Geral do ICOM.

Para todos os proponentes, são várias as vantagens em participar:

  • Reconhecimento Global: Divulgar a sua instituição ou iniciativa à escala global, como líder em desenvolvimento sustentável, especialmente durante a cerimónia na Conferência Geral de 2025;
  • Construção de rede: Conectar-se com profissionais, instituições e especialistas com ideias semelhantes de todo o mundo, promovendo a colaboração e a partilha de ideias;
  • Inspirar Mudança: Demonstrar o impacto dos seus esforços e inspirar outras pessoas no setor museológico a abraçar e fortalecer o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

COMO CONCORRER?

As candidaturas obedecem a um processo que se desenvolve em várias fases e são feitas on line através da página do ICOM (https://icom.museum/en/get-involved/apply-for-the-icom-award-for-sustainability-in-museums/)

  1. Antes de aceder ao portal de submissão, leia com atenção o Regulamento do Prémio ICOM;
  • Descarregue e preencha o documento de Descrição do Projeto;
  • Descarregue e preencha o Formulário de Apoio do Comité Nacional;
  • Envie para o ICOM Portugal ( info@icom-portugal.org / direccao@icom-portugal.org) antes de 1 de setembro de 2024, 23h59 CEST, o documento de Descrição do Projeto preenchido e o Formulário de Apoio do Comité Nacional pré-preenchido, solicitando a aprovação da candidatura;
  • Em caso de aprovação e apoio, o ICOM Portugal enviará o Formulário de Apoio do Comité Nacional assinado até dia de 15 de setembro de 2024, 23h59 CEST;
  • Preencha e submeta o Formulário de Candidatura online (disponível neste link:https://icom.formstack.com/forms/icom_award_call_for_applications), fazendo upload do documento de Descrição do Projeto preenchido e o Formulário de Apoio do Comité Nacional assinado pelo ICOM Portugal, até dia 30 de setembro de 2024, 23:59 CEST.

O JÚRI

Conforme o Regulamento, a pré-seleção das candidaturas é da responsabilidade do ICOM Portugal e resulta na formalização no apoio às candidaturas através do preenchimento e da assinatura do Formulário de Apoio do Comité Nacional.

No ICOM Portugal, os responsáveis pela pré-seleção são:

  • David Felismino, Presidente do ICOM Portugal
  • Gonçalo Carvalho Amaro, representante do ICOM Portugal para o Prémio ICOM

Após o término das candidaturas, o Secretariado do ICOM é responsável pela análise formal de todos os projetos aprovados para estabelecer uma lista final das candidaturas elegíveis a concurso.

Os projetos integrantes desta lista serão analisados por um Júri internacional composto por sete (7) membros, incluindo quatro (4) Especialistas em museologia e dois (2) Especialistas em desenvolvimento sustentável. O Júri é presidido pelo Presidente do ICOM SUSTAIN, o Comité Internacional do ICOM para os Museus e o Desenvolvimento Sustentável.

CALENDÁRIO

1 de setembro 2024 (23h59 CEST): data-limite para envio para o ICOM Portugal do documento de Descrição do Projeto preenchido e o Formulário de Apoio do Comité Nacional

15 de setembro de 2024 (23h59 CEST): data-limite para resposta do ICOM Portugal e envio do Formulário de Apoio do Comité Nacional assinado

30 de setembro de 2024 (23h59 CEST): data-limite para submissão do Formulário de Candidatura online e fazer upload do documento de Descrição do Projeto preenchido e o Formulário de Apoio do Comité Nacional assinado pelo ICOM Portugal. 

RECURSOS

Orientações Gerais

Regulamento do Prémio ICOM

Descrição do Projeto

Formulário de Apoio do Comité Nacional

Para saber mais sobre os Princípios, Objetivos e Metas do Agenda 2030 e do Desenvolvimento Sustentável

  • Vídeo do ICOM, destinado aos candidatos
  • Site da Nações Unidas

https://unsdg.un.org/2030-agenda

[1] Podem candidatar-se ao Prémio apenas os membros institucionais dos Comités Nacionais pertencentes às Categorias 1 e 2. O ICOM Portugal integra a Categoria 2. No caso dos Comités Nacionais pertencentes às Categorias 3, 4 e 5, podem candidatar-se membros institucionais e membros individuais regulares (desde que apoiados formalmente pelos seus museus).


Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.